Inteligência Artificial cria lista com técnicos de futebol mais atraentes do mundo
Erik Ten Hag (Manchester United) é o campeão, e Carlo Ancelotti, sonho do CBF, levou o quinto lugar; Patrimônio e citações nas redes valeram pontos para chegar ao resultado
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Em questões claramente subjetivas como a beleza e o sex appeal dos seres humanos, eis que a inteligência artificial entra em campo para apontar quem seriam os dez técnicos de futebol mais atraentes do mundo. E deu Erik Ten Hag, 53, do Manchester United na cabeça (calva, diga-se de passagem).
Antes de explicar como as máquinas chegaram a este resultado, vamos seguir com a lista. Moreno de barba por fazer e rosto anguloso, Mikel Arteta, do Arsenal, foi vice no ranking das belezuras, que ainda teve um empate na terceira colocação, com Pep Guardiola, do Manchester City, e Jose Mourinho, da Roma, coladinhos na mesma posição.
Em quinto lugar.... Rufem os tambores. Ele, o sonho de consumo da CBF, Carlo Ancelotti, do Real Madrid, um senhorzinho muito simpático, querido, talentoso e bem-vestido. A IA, assim como Ednaldo Rodrigues, presidente da confederação brasileira, mostrou que, baseada em dados, também tem tesão por ele.
Análises de mídia social e algoritmos de visão computacional foram a base para o estudo, realizado pela Seatpick, mecanismo de busca de ingressos projetado para eventos ao vivo. Ele reuniu mais de 100 mil tuítes mencionando os nomes dos gerentes e os analisaram por conter o termo "sexy" e/ou emojis relacionados.
Para que ninguém saísse prejudicado por fotos mal escolhidas, foram coletadas três imagens padronizadas de cada técnico, com critérios rígidos de iluminação, expressão facial e pose. Algoritmos de visão computacional identificaram pontos de referência faciais e calcularam a proporção áurea (uma definição matemática que estabelece as proporções ideais para que os rostos humanos sejam reconhecidos como, vá lá, bonitos).
Junte-se a esses dados o patrimônio líquido e a altura de cada um e, touché! temos a lista final ao usar esses fatores para criar um escore de índice de 10 pontos. Para liderar o ranking, Erik Ten Hag chegou a 7,78. Veja os cards com as pontuações, à la "Super Trunfo" (quem lembra?):