Ursa resgatada após comer mel alucinógeno passa bem
Animal está sob cuidados do Ministério da Agricultura e Florestas da Turquia
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O Ministério da Agricultura e Florestas da Turquia divulgou nesta sexta-feira (12) que está cuidando da ursa resgatada após comer mel alucinógeno em uma floresta na província de Duzce, que fica duas de distância da capital turca, Ancara. De acordo com um comunicado divulgado no Twitter, o estado de saúde do animal é bom e ele deve ser solto na natureza em breve.
A ursa até ganhou um nome das pessoas que trabalharam no seu resgate. "O nome do nosso ursinho fofo é 'Balkız'. Viva o nome da nossa filha", diz também o comunicado.
Balkız é uma filhote ursa, que foi encontrada desorientada e intoxicada depois de comer uma quantidade excessiva de um tipo de mel que dá efeitos alucinógenos. O "mel louco" ('deli bal' em turco) é um tipo de mel da flor de rododendro produzido em pequenas quantidades por apicultores nas montanhas Kaçkar acima do Mar Negro. Dezenas de pessoas por ano são internadas nos hospitais na Turquia intoxicadas pela substância.
As imagens do resgate realizado nesta quinta-feira (11) mostrando a ursa choramingando e sentada de barriga para cima na traseira de uma caminhonete rodou o mundo.