Angelina Jolie Zumbi é diagnosticada com Covid-19 em prisão no Irã
Influencer ficou famosa por cirurgias que fez para tentar se parecer com atriz
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O Center for Human Rights informou que a iraniana Sahar Tabar contraiu o coronavírus em uma prisão do Irã, segundo o jornal americano The New York Post. Ela está internada e utilizando um respirador.
Famosa no Instagram em seu país, Tabar foi presa em outubro em meio a uma repressão nacional às celebridades do Instagram. Ela enfrenta uma série de acusações, incluindo blasfêmia, incitação à violência e incentivo à corrupção de jovens, por se expressar em sua rede social.
Os advogados da influencer tentaram tirá-la da prisão sob risco de contrair a doença, mas a liberdade não foi concedida. "Achamos inaceitável que essa jovem mulher tenha pegado o coronavírus nessas circunstâncias, por sua ordem de detenção ter sido estendida", disse o advogado de direitos humanos Payam Derafshan. "O juiz Mohammad Moghiseh recusou-se repetidamente a libertá-la sob fiança quando o coronavírus se espalhou por todo o país".
Autoridades da prisão em Teerã negaram que a estrela do Instagram tenha pegado a doença. "Parece que se tornou um hábito as autoridades negarem tudo", disse Derafshan ao CHRI. “Não faz sentido negar isso. O diretor da prisão deve reconhecer a infecção e admitir que ela foi hospitalizada."
O advogado pediu às autoridades que libertem Tabar e outros presos detidos por acusações não violentas em meio ao surto. "Muitas mulheres na prisão de Shahr-e Rey entraram em contato comigo e com minha colega sobre a terrível situação dentro da prisão e o medo que existe entre os presos [devido ao coronavírus]", disse ele.
“Queremos que as autoridades emitam uma ordem geral para permitir que esses prisioneiros sejam libertados temporariamente. Na ausência de juízes doentes ou que não vão ao trabalho, esta é a única solução.”
Houve pelo menos 77.995 casos relatados do vírus no Irã, com 4.869 mortes.
O nome verdadeiro da influencer é Fatemeh Khishvand. Ela ganhou fama mundial após suas fotos viralizarem na internet. Seu Instagram, com quase 30 mil seguidores, foi deletado depois que a jovem foi detida. No país de Tabar, esta é a única rede social de grande alcance legalizada. Outras, como Facebook, Twitter e Telegram, foram oficialmente banidas lá.
A iraniana provocou discussões sobre os excessos de cirurgias plásticas, mas, apesar dos rumores de que tenha se submetido a mais de 50 intervenções cirúrgicas, grande parte das suas fotos publicadas teria passado por edição digital.