Onda de frio: Veja como proteger seu corpo e sua energia nesse período
Acompanhe dicas de alimentação, bebida, óleos essenciais e exercícios
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Uma onda de frio derrubou as temperaturas em parte do país, com possibilidade de neve na região Sul. Sabemos que o frio requer cuidados especiais, tanto em relação ao corpo quanto ao lado espiritual, mental e emocional.
Para completar, a onda de frio chega em plena temporada de eclipses e Mercúrio retrógrado. Pensando nisso, o Personare reuniu um time de especialistas que compartilha dicas para você se preparar para a onda de frio que vem aí.
CUIDE DA IMUNIDADE
A alimentação pode ajudar muito nos dias frios, porque a maior parte das nossas células de defesa do organismo estão localizadas ao redor do intestino. Por isso, inclua alimentos e nutrientes específicos que ajudam na imunidade, como:
- Frutas, legumes e verduras: ricos em vitamina C e vitamina A como cenoura, mamão, abóbora, brócolis, laranja, limão, mexerica, abacaxi, acerola, goiaba, açaí, kiwi. Um suco verde é uma ótima opção para incluir no dia a dia. Veja aqui uma receita de suco detox para imunidade.
- Alho: chá, macerado, no molho pesto, incluir em patês, tempero verde, óleo de alho (suplemento nutricional).
- Gengibre: fresco como chá, no suco, ralado ou refogado como tempero em preparações culinárias ou em pó no shot matinal.
- Cúrcuma: fresca no suco, na sopa, no arroz, no feijão ou em pó no shot matinal ou como tempero na comida.
- Castanha do Pará: a melhor fonte de selênio! Um mineral que facilmente temos deficiência e é indispensável para a imunidade por fazer parte do sistema de detoxificação do organismo.
- Proteínas: ovos, leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, ervilha), tofu, frango orgânico, peixes menores (sardinha).
Alimentação balanceada e repleta de antioxidantes é a base para ter seu sistema imunológico fortalecido!
BEBIDAS PARA SE AQUECER SEM ENGORDAR
O frio chega e traz com ele diversas tentações gastronômicas, colocando à prova dietas e planos alimentares. A nutricionista Amanda Regina alerta para cuidar com chocolates quentes tradicionais, pois somam muitas calorias, e recomenda chás que esquentam, e não engordam. Como:
> Chá mate com gengibre e canela: uma xícara de água, uma sachê de chá mate. Colocar na água para ferver uma rodela de gengibre e uma pitada de canela.
> Chá de erva doce com camomila: misture os dois e terá um digestivo poderoso e reconfortante.
> Chás diversos: de frutas, erva cidreira, capim santo, etc. Veja aqui uma lista de chás para dias frios e formas de preparo.
E para quem o chocolate for fundamental, experimente uma receita de chocolate quente que diminui as calorias, além de aumentar os antioxidantes do cacau!
> Um copo de leite semidesnatado (preferir leite fresco) + uma colher de chá de cacau em pó (misturar quente e adoçar com o adoçante de sua preferência ou um pouco de açúcar) e uma pitada de canela.
ÓLEOS ESSENCIAIS PARA SE PROTEGER DE DOENÇAS
A onda de frio pode nos deixar mais vulneráveis a dores no corpo, gripes, resfriados e alergias. A tendência é ficarmos mais encolhidos e relaxarmos na hora de ir a academia. Desta forma, acabamos contraindo mais a musculatura e deixamos nosso corpo ainda mais propenso às dores.
Para aquecer o corpo, a aromaterapeuta Solange Lima sugere dois óleos essenciais para proteger de doenças e aumentar a disposição do organismo:
> Óleo essencial de canela: é um óleo quente, estimulante, sedativo, aromático e digestivo. Fazer uma massagem corporal ou nos pés com óleos à base de canela ajuda a relaxar a musculatura e aquecer o corpo.
> Óleo essencial de gengibre: é um excelente anti-inflamatório, muito útil nas dores, analgésico, antisséptico, expectorante, aquecedor, antibactericida, laxativo e estimulante do apetite. Em massagens, ajuda nos problemas de coluna e articulações. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados.
Veja aqui dicas de como usar os óleos essenciais neste frio para se proteger de doenças.
AUMENTE A LIBIDO O FRIO
As baixas temperaturas também podem causar uma diminuição da libido, principalmente nas pessoas que já andam sem apetite sexual há um tempo (entenda mais aqui sobre sexo no frio). A boa notícia é que algumas comidas e bebidas podem aumentar o apetite sexual. A terapeuta Roberta Struzani compartilha algumas dicas:
- Na hora de cozinhar, aposte na pimenta para esquentar o seu prato e o clima com a pessoa parceira.
- Como aperitivo, o amendoim com casca também promete esquentar a relação e o corpo no frio.
- O chocolate, além de combinar com os dias frios e agradar o paladar, também pode dar uma ajuda e tanto na libido.
- Para esquentar o corpo logo pela manhã ou no final da noite, experimente tomar um chá de gengibre, que pode ser preparado com uma pitada de mel.
- À noite, crie o hábito de beber um gole de vinho. A bebida possui uma substância chamada resveratrol, que ajuda a aumentar a produção de estrogênio no corpo da mulher, proporcionando irrigação da região vaginal.
PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS
Fazer exercícios físicos no frio pode aumentar o grau de contração do corpo, ajudando a aquecer o corpo e a diminuir o enrijecimento natural que acontece nessa época.
Claro que a queda da temperatura pode pesar. Por isso, principalmente se você se exercita pela manhã, a professora Analu Matsubara indica começar o dia ingerindo água morna pura ou com um pouco de limão, ou mesmo chás termogênicos (como gengibre, canela e outros ingredientes que aquecem) que são balsâmicos e confortantes para o trato digestivo.
Outra dica é investir em Yoga, que você pode praticar mesmo sem sair de casa. Veja aqui dicas para praticar ioga no frio!
CUIDE DA SUA ENERGIA E DAS SUAS EMOÇÕES
Além de cuidar do corpo, tenha atenção à sua mente, energia e emoções. Escute a si próprio! Estamos vivendo uma temporada de eclipses e a retrogradação de Mercúrio. Que tal aproveitar o momento para se recolher, revisar o que precisa e ajustar os ponteiros com você mesmo?
A astróloga Naiara Tomayno sugere que as já conhecidas falhas que marcam os períodos de Mercúrio retrógrado podem se tornar ferramentas para nos ajudar a desacelerar, mas elas só serão válidas se a gente se abrir para esses aprendizados. Veja aqui um ritual para fazer durante Mercúrio retrógrado.
Além disso, fique de olho e acompanhe aqui o seu horóscopo personalizado, para ver as dicas que os trânsitos que você está vivendo estão pedindo.