Viva Bem
Descrição de chapéu

Ioga para homens: Saiba quais são os benefícios e as dicas para praticar

Prática, que passou a ser considerada suave e feminina, é para todos

Homem pratica ioga no lago Hatta nos Emirados Árabes Unidos - Giuseppe Cacade-20.nov.2020/AFP

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rosine Mello

personare

A ioga foi codificado por um homem, Patanjali, em um país onde as mulheres não tem muita voz ativa, a Índia. Entretanto, passou a ser considerado uma prática suave e feminina. Vamos começar a desmistificar isso. A ioga é para homens também, é para todos.

Sim, as mulheres realmente têm um corpo mais flexível, principalmente o quadril, pois a natureza precisa que este se abra para a gestação e o parto. Os homens têm mais força, mas não significa que não sejam ou não possam ter uma flexibilidade igual à das meninas.

Portanto, as diferenças fisiológicas não influenciam na prática. Na ioga não existe diferença entre a prática para homens e mulheres, com duas exceções: uma é o período menstrual, para o qual existe uma prática específica, e a outra é na gravidez, em que o ioga tem o objetivo de dar conforto para as mudanças corporais e preparar o corpo para o parto e o pós-parto.

Como trabalho com ioga em estúdios, academias e online, posso dizer que a maior frequência nas salas é feminina, mas, aos poucos, homens que frequentam as práticas se tornam mais assíduos e interessados na filosofia de ioga.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre ioga para homens, benefícios e dicas para aqueles que querem começar ou que desejam intensificar a prática.

BENEFÍCIOS DO IOGA PARA HOMENS

COMPLEMENTO A OUTRAS ATIVIDADES FÍSICAS

Ioga é um ótimo complemento para outras atividades físicas, porque desenvolve a concentração e a escuta do próprio corpo. Para os corredores, lutadores e surfistas isso é de extrema importância.

Outra vantagem é o desenvolvimento dos músculos abdominais, da musculatura profunda da coluna lombar e paravertebral. O que ajuda a prevenir lesões e o aparecimento de hérnias de disco. Para os surfistas, previne as hérnias de disco lombares e as cervicais, porque desenvolve a mobilidade da cintura pélvica.

IOGA REDUZ O NÍVEL DE ESTRESSE

Depois de um dia de trabalho, a ioga ajuda a se recuperar do cansaço físico e mental, já que a prática é feita em um ambiente calmo, silencioso e acolhedor.

Os asanas e pranayamas trabalham o alinhamento do corpo físico e energético. As posturas psicofísicas (asanas) distensionam a musculatura, enquanto os exercícios respiratórios (pranayamas), aumentam a capacidade pulmonar. A união dos dois traz o foco para momento presente e relaxa a mente, aliviando o estresse.

REEQUILIBRA A FORÇA

Todo iniciante vai deparar com os famosos Guerreiros 1, 2 e 3 (nome popular para as posturas chamadas de virabhadrasana), que nos ensina que a força utilizada, assim como nas artes marciais, na ioga e na vida é a força interior, através da busca pelo equilíbrio.

A ioga trabalha os músculos de uma forma completa, através da contração dinâmica, isometria, dos músculos na entrada e saída dos asanas, e da contração isotônica na permanência nas posturas físicas. Propicia situações que estão fora do cotidiano, como ficar de cabeça para baixo nas invertidas ou o equilíbrio, geralmente precário, de asanas como bakasana ou ardha chandrasana.

Não é força, é o alinhamento e o encaixe correto que proporcionam o alcance dos asanas mais complexos.

VOCÊ NÃO PRECISA SER FLEXÍVEL

Os asanas abrem o seu corpo, mudam a sua postura física e mental. Faz parte da prática o incremento da amplitude articular e o alongamento muscular. Então, não se intimide, comece com o que o seu corpo é capaz, observe o que pode ser aperfeiçoado, transformando-o e descubra-se de uma forma leve nas práticas. As mudanças são incríveis.

Dicas de ioga para homens

Tenho certeza que, após saber de tantas vantagens, você vai iniciar a prática. Aqui vão algumas dicas:

  1. Evite falar durante as práticas.

  2. Ioga é uma prática individual, concentre-se em você.

  3. Nunca compare as suas posturas com as dos outros praticantes.

  4. Aproveite o momento para conhecer melhor seu corpo e o que ele é capaz de fazer.

  5. Escute com atenção os comandos do instrutor.

  6. Quando o professor descrever os ajustes necessários, escute, observe seu corpo e tente atender aos comandos. Caso não consiga, lembre-se que ioga é um processo de autoconhecimento e abertura da mente e do corpo. Se tiver dúvida, pergunte.

  7. Faça ioga com instrutores certificados.

  8. Existem várias linhas de ioga, é normal que queira experimentar algumas até encontrar aquela que mais te fala ao coração.

  9. Caso tenha algum problema físico ou psicológico, fale ao seu instrutor.

Boas práticas.

Namastê