BBB 21: Internautas criticam Globo por omitir fala racista de Viih na TV aberta
Em conversa com Caio, influenciadora disse que Juliette sentia 'inveja branca' dela
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Viih Tube teve uma fala polêmica durante conversa com Caio neste sábado (10) no BBB 21. Enquanto a influenciadora explicava ao fazendeiro as diferenças na amizade que tem com Thaís e Juliette usou a expressão racista "inveja branca".
"Parece que sempre que eu vou bem na prova ela fica: 'nossa, como ela consegue ir bem e eu não?'. Amigo não é assim. A Thaís, quando eu vou bem, ela chora, fica muito feliz por mim", pontuou Viih. "Às vezes eu sinto que ela [Juliette] fala que está feliz, mas no fundo está com uma inveja branca e isso não é saudável", completou a jovem.
Revoltados, muitos internautas foram às redes reclamar da postura de Viih e também da edição do programa na TV aberta que, ao mostrar o diálogo entre a influenciadora e o fazendeiro, não exibiu esse trecho da conversa.
"A Globo cortou a parte que ela fala que a Juliette tem inveja branca, mascarando a fala racista pra não mexer com o assunto de novo, né", escreveu um. Já outro, foi bem direto ao comentar o caso: "cortaram o termo racista que ela utilizou na conversa com o Caio hein, Globo lixo. 'Inveja branca' também é termo racista".
'Inveja branca' é considerada uma expressão racista por usar uma cor clara para minimizar um sentimento ruim. Em contrapartida "preto" ou "negro" costumam ser associados a algo negativo, em expressões como "lista negra" ou "a coisa está preta", por exemplo.