A Fazenda 12: JP Gadêlha é engajado politicamente e crítico ao governo Bolsonaro
Bombeiro ficou em terceiro lugar no reality The Circle, da Netflix
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Presente em A Fazenda 12, o bombeiro JP Gadêlha, 31, ficou conhecido pela sua participação no reality show The Circle (Netflix), do qual saiu como terceiro colocado. Na atração, ele chamou a atenção por demonstrar ser extremamente engajado politicamente e em relação às pautas sociais.
“Enquanto cidadão, observo um governo federal absolutamente desconectado dos anseios populares, sobretudo dos mais vulneráveis. É um governo cuja cúpula parece viver enclausurada num nicho radicalizado, incapaz de agregar”, disse ele em entrevista ao F5 em junho deste ano.
“O presidente vem colecionando erros desde o início da pandemia, a ponto de a Suprema Corte ter de delegar aos prefeitos e governadores a liderança e protagonismo da crise. Ele menosprezou a agressividade da doença, declarou ser contra o isolamento horizontal, defende o uso de um medicamento que ainda não tem respaldo científico, respondeu com ironia quando questionado sobre o número de mortes e errou previsões e números", completou na ocasião.
Gadêlha mora em Feira de Santana (BA) e atua no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia há oito anos. Como militar da ativa, JP não tem (nem pode ter) qualquer filiação a partidos políticos, mas se considera um “social-democrata defensor do estado de bem-estar social”. Mas não concorda, por exemplo, com o título de “nova voz da esquerda” que já recebeu, pois afirma que sua figura não representa todas as pessoas desta posição política.