Televisão
Descrição de chapéu petrobras

Petrobras paga quase R$ 4 milhões à Globo por comercial inédito no Jornal Nacional

Estatal divulgou peça publicitária de dois minutos no noticiário na última terça-feira (3)

William Bonner: Petrobras paga quase R$ 4 milhões por comercial inédito no Jornal Nacional - Instagram/william_bonnerfc

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Aracaju

Quem assistia à edição do Jornal Nacional (Globo) na última terça-feira (3) teve a atenção roubada por um comercial da Petrobras, exibido entre a escalada (como são chamadas as manchetes do dia, lidas na abertura do telejornal) e as notícias apresentadas por William Bonner e Renata Vasconcellos.

A grande novidade foi o tempo do intervalo: 120 segundos, uma eternidade na televisão. A publicidade era uma peça especial em comemoração aos 70 anos da empresa estatal, comemorados neste ano.

O formato inédito na história da emissora foi negociado diretamente entre a Petrobras e a Globo. Oficialmente, foi um chamado "golden break duplo", por ter o dobro de tempo de um comercial vendido nesse espaço, que costuma ter 30 segundos ou, no máximo, até um minuto de duração.

"Golden break" é a prática publicitária em que uma marca paga ter um comercial na TV com apenas sua marca, sem outros anunciantes, sejam concorrentes ou não. Todas as emissoras, mas especialmente a Globo, têm essa venda.

O intervalo exclusivo do JN tem um preço fixo estipulado em tabela comercial, e não são concedidos descontos na negociação.

Segundo valores disponíveis no site comercial da Globo, um golden break de um minuto no Jornal Nacional custa cerca de R$ 1,9 milhão. Como a Petrobras precisou do dobro de tempo, a empresa pagou cerca de R$ 3,8 milhões à Globo.

Intitulado como A Energia do Amanhã, a peça publicitária foi produzida agência Ogilvy. A campanha propõe uma viagem no tempo para contar a trajetória e diversos momentos dessas sete décadas de evolução e transformação da empresa.

Após a publicação da reportagem, a Petrobras se manifestou através de nota confirmando a informação e esclarecendo a campanha.

Veja na íntegra:

"A Petrobras esclarece que o lançamento do novo filme da companhia na TV aberta, em comemoração ao seu aniversário de 70 anos, teve como objetivo atingir o maior número possível de público, ao considerar uma cobertura potencial de mais de 96% dos lares.

Os programas jornalísticos da TV são considerados fontes de informação e credibilidade para a maioria da população, sendo constantemente selecionados para veicular grandes campanhas e datas comemorativas pelas marcas.

"Para a veiculação do filme de aniversário, no dia 03/10, foram consideradas inserções em programas jornalísticos, nas seguintes emissoras de TV Aberta: Jornal Nacional (TV Globo), Jornal da Band (TV Bandeirantes), SBT Brasil (SBT), Planeta Terra (TV Cultura), Jornal da Record (Record), Rede TV News (Rede TV) e Séries Noite (TV Brasil)"