Televisão
Descrição de chapéu jornalismo

William Bonner se desculpa por usar termo 'esquizofrenia' de forma pejorativa

Jornalista havia atrelado doença a explicação confusa

William Bonner durante apuração das eleições - Reprodução/Globo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O jornalista William Bonner, 58, pediu desculpas durante o Jornal Nacional (Globo) da última terça-feira (8) por ter usado de forma equivocada o termo "esquizofrenia" como sinônimo de confusão. No ar, disse que foi ignorante.

"Alguns dias atrás, no domingo do segundo turno da eleição, eu, por ignorância, usei a palavra esquizofrenia como se fosse sinônimo para uma explicação confusa que eu tentei fazer", começou.

"Felizmente, eu fui alertado para o erro. Essa reportagem é uma forma de me retratar pelo meu erro pessoal e também a nossa maneira de ajudar a combater a falta de informação", emendou o jornalista após uma reportagem sobre pessoas esquizofrênicas ir ao ar.

A fala aconteceu durante a apuração das eleições no dia 30 de outubro. Ele havia se confundido com a projeção da pesquisa Datafolha em um dos estados para governador e fez a justificativa considerada capacitista.

"Não é que minha esquizofrenia tenha chegado a esse ponto. Me disseram uma coisa no ponto [eletrônico], que tínhamos uma informação nova", disse ele na ocasião.