'Por Amor' perde fôlego no último capítulo com queda de audiência em São Paulo e no Rio
Apesar disso, reprise da novela tem a maior média da faixa nos últimos 10 anos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Segundo dados prévios do Kantar Ibope, o último capítulo da reprise de "Por Amor", exibido na tarde desta sexta-feira (11) na Globo, marcou audiência abaixo do esperado. Foram 18 pontos na Grande São Paulo, e 21 no Rio.
Os índices ficaram aquém dos alcançados em outros dias desta semana. No capítulo de quarta-feira (9), a novela de Manoel Carlos estrelada por Regina e Gabriela Duarte marcou 22 pontos em São Paulo, e 29 no Rio –números superiores ao da novela "Éramos Seis", exibida na faixa das 18h, que registrou na mesma data 21 pontos em São Paulo, e 27 no Rio.
Apesar da queda no episódio final, "Por Amor" é considerada pela Globo um sucesso de público. Segundo a emissora, a média parcial da reprise do dia de sua estreia, em 29 de abril, até quinta-feira (10) é de 18 pontos em São Paulo, a maior média do Vale a Pena Ver de Novo nos últimos 10 anos, ao lado de "Senhora do Destino", reapresentada em 2017.
Na capital paulista, a audiência da trama supera outras 17 novelas exibidas na faixa. No Rio, a média prévia no período foi de 20 pontos, o que é maior que as três novelas exibidas anteriormente. Vale ressaltar, porém, que os dados consolidados da audiência só serão divulgados nos próximos dias
No capítulo final, Atílio (Antonio Fagundes), finalmente, descobre que o filho que teve com Helena (Regina Duarte) está vivo. Em um diálogo tenso com a ex-mulher, ele a acusa de cometer a atrocidade de dar o seu bebê vivo pelo morto de Eduarda (Gabriela Duarte) por só pensar no bem-estar da filha.
"Você chama isso de amor a sua filha. Como é que você chama de amor um gesto criminoso, desumano, cruel de matar uma criança, porque você matou uma criança, o meu filho. Foi o meu filho que eu enterrei na manhã do dia seguinte com o coração despedaçado, que sangra ainda até hoje. [...] Como é que você pode achar que o seu amor pela sua filha era maior que o meu amor pelo meu filho?", diz Atílio para Helena.
Na cena final, a novela indica que Atílio e Helena ficam juntos e com Marcelinho. Eduarda e Marcelo estão andando no Jardim Botânico, no Rio, quando Marcelinho solta a mão deles e segue para os verdadeiros pais.
A partir de segunda (14), a reprise de "Avenida Brasil", sucesso de 2012, ocupará toda a faixa do Vale a Pena Ver de Novo, da Globo.