Televisão

Bake Off Brasil estreia com participantes ecléticos e provas mais elaboradas

Nadja Haddad comanda a atração que tem Beca Milano e Olivier Anquier no júri

São Paulo

Provas mais elaboradas e que desafiam até a gravidade vão dar o tom da nova temporada de Bake Off Brasil – Mão na Massa, que estreia sua quinta temporada no SBT neste sábado (10), a partir das 22h30. Nesta edição, 16 candidatos disputam o título de melhor confeiteiro amador do país, além de um tour pela Bélgica e produtos para montar sua confeitaria.

O comando da atração continua com Nadja Haddad, e o júri se mantém com a chef confeiteira Beca Milano e o padeiro Olivier Anquier. A única mudança está na direção do programa, que agora é ocupado por Marcelo Kestenbaum –as últimas três temporadas, ele estava à frente do Fábrica de Casamento. Ele substitui Lucas Gentil, que estava na atração deste 2016. 

Os competidores passam por dois testes a cada semana: a prova técnica, quando todos possuem a mesma receita, e a criativa, quando eles são livres para criar bolos e surpreender. A cada episódio, o pior competidor é eliminado, e o melhor do dia recebe um aventam azul que o deixa mais próximo da vitória.

Kestenbaum afirma que o formato é semelhante aos das edições anteriores, mas o diferencial é a "dinâmica entre os jurados e o conhecimento passado por cada um". "Nadja consegue extrair dos participantes detalhes valiosos de suas vidas pessoais e se torna a mãezona de todos." 

"Os bolos estão mais desafiadores, e as técnicas de confeitaria exigem mais de quem participa”, conta o diretor. Segundo ele, haverá bolos montados de cabeça para baixo, outros com 50 cm de altura e uma torta na vertical. Já foram gravados oito programas da nova temporada --são 18. 

"Por mais que eles não sejam profissionais, alguns têm mais criatividade, outros são melhores com sabores, em formatos e decoração. Percebemos que temos participantes em níveis próximos o que difere de outras edições quando um ou outro já despontava como favorito", diz Beca Milano.

O jurado Olivier afirma que os concorrentes deste ano são mais interessantes, com pessoas de todos os estilos e regiões do país. "São melhores no que diz respeito a propostas de confeitaria e no que eles trazem de bagagem e conhecimento. A quinta temporada vai permitir que o telespectador leve mais conteúdo para tentar reproduzir em casa e evoluir."

A cada semana, as receitas dos bolos ficarão no site do SBT para que os telespectadores tenham acesso. "Quero que todos tentem fazer em casa. Tem um bolo tão grande que o chamamos de ‘bolo arranha-céu’. Os candidatos vão ter de se superar”, diz Kestenbaum. A partir do dia 16, o programa será exibido às sextas no Discovery Home & Health, às 22h35, com reprise no domingo, às 18h.

Entre os perfis dos competidores deste ano, todos anônimos, tem uma palhaça voluntária e um ex-policial de São Paulo, um publicitário cearense, um técnico de informática de Pernambuco e um tarólogo de Manaus (AM).

“Acontece comigo todo dia de querer ajudar os participantes. Nesta edição, eu preferi ficar mais distante até porque eu realmente me envolvo com as histórias. Compreendo que são sonhos. Não há um dia em que eu não fique angustiada por não poder ajudar. Não deveria, mas eu caio no choro", diz Haddad.

Milano firma que sua opinião e a de Olivier foram se afinando deste a temporada anterior. Hoje, por mais que ambos discordem de algum ponto da receita, sabem definir da melhor forma quem deve vencer cada etapa.

“A parte boa é que a gente conversa para que as decisões sejam as mais técnicas possíveis. A gente sempre entra em acordo”, diz a chef. Para Olivier, o programa tem se consolidado entre os melhores realities de gastronomia. “O diferencial do nosso é que há mais elegância do produto e a nossa maneira de conduzir é sincera."

Nadja Haddad afirma que Bake Off é o "único programa que tem respeito ao ser humano e às relações humanas". "Não vamos colocar o cara para baixo se ele fizer um prato ruim. Beca tem a doçura, e o Olivier o senso de humor", completa.

Bake Off Brasil - 5ª Temporada

Avaliação:
  • Quando: Estreia neste sábado (10), às 22h30
  • Onde: SBT
  • Classificação: Livre