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Pandemia tem sido cenário promissor para o eSports, diz CEO da Gamers Club

Yuri Cerezo Uchiyama particiou de palestra no BIG Festival nesta quarta (24)

eSports - Sai Aung MAIN / AFP
São Paulo

O BIG Festival, evento anual sobre mercado de games independentes ​da América Latina, está acontecendo online e totalmente gratuíto. Nesta quarta-feira (24), uma das palestras discutiu o cenário do eSports no atual momento de pandemia que o mundo enfrenta.

Intermediado por Ivelise Fortim, o bate-papo contou com a presença de Yuri Cerezo Uchiyama, CEO da Gamers Club. Ele afirmou que as circunstâncias causadas pelo coronavírus estão sendo promissoras para a modalidade. "Apesar de ser triste, precisamos aprender e evoluir através disso. Muitas pessoas estão conhecendo o mundo do eSports e as empresas também estão querendo entender e investir", contou.

Fundada em 2016, a plataforma tinha como intenção inicial transformar jogos competitivos onlines em um esporte profissional. Hoje, com o meio mais expandido, o eSports já possuí maior compreensão e visibilidade, que segundo Uchiyama, são ainda são essenciais para o desenvolvimento do cenário no Brasil.

"Acho que está acontecendo uma mudança de paradigma em relação a opinião sobre as vias digitais. As pessoas não acreditavam que era possível fazer algo de qualidade, mas de fato não perde o valor só porque é digital", explicou.

Para o CEO da Gamers Club, o número de jogadores está em uma crescente. "Estamos falando de mais de 300 mil pessoas em uma única plataforma assistindo e jogando", contou. "São recordes de streaming e de audiência", completou o empresário apaixonado pelo mundo de games.

Yuri Cerezo Uchiyama também explicou que assim como qualquer esporte, a modalidade precisa de apoio financeiro para se sustentar, ao contrário, perde força. "A chegada das marcas vai ampliar o eSports, vejo muito espaço para isso."

As competições e campeonatos de eSports ocorrem, na maioria das vezes, em arenas. Na opinião do empresário, elas são um grande espaço para contratantes. "É parecido com outros esportes nesse sentido. Mas agora por causa da pandemia essa dinâmica digital está ficando mais clara para as marcas. Dá para fazer algo ágil e virtual."

O BIG Festival está acontecendo nesta semana no site oficial do evento e, além das palestras –que ocorrem apenas nesta quarta e quinta (25)–, conta com rodadas de negócios com participação de mais de 100 empresas, incluindo Sony, Microsoft, Nintendo, Xsolla, Epic Games, ByteDance (TikTok), Cartoon Network, CV Capital, Marvelous Inc., Ubisoft e mais.