Nerdices

Autoridades das Filipinas se vestem de 'Darth Vader' e distribuem pacotes de alimentos

Ação reforça quarentena em vilas no dia que é celebrado a saga 'Star Wars'

Fantasiado de Darth Vader, autoridade filipina entrega pacotes de ajuda para moradores locais - Eloisa Lopez-4.mai.2020/REUTERS
Adrian Portugal
Manila (Filipinas)

Vestidas como personagens de "Star Wars", as autoridades locais nas Filipinas estão impondo medidas rigorosas de quarentena, enquanto também distribuem pacotes de ajuda a moradores nesta segunda (4).

Com roupas de Darth Vader e Stormtrooper feitas de tapetes de borracha e plástico velho, líderes jovens chamam a atenção dos moradores em vilas da periferia de Manila, que são orientados a ficar em casa por causa da pandemia do coronavírus.

"Repreendemos os moradores que ainda saem para o exterior sem as credenciais de quarentena necessárias e também aqueles que não usam máscaras. Garantimos que as diretrizes do governo sejam seguidas adequadamente", disse Muriel Baldago.

Fantasiado de Stormtrooper, Baldago contou que os trajes divertidos tem como propósito oferecer aos morades um pouco de "distração do surto".

O dia 4 de maio também é conhecido como Dia de "Star Wars" e comemorado mundialmente pelos fãs da franquia. A origem da data é explicada pela frase mais famosa da série: "Que a Força esteja com você", em inglês "May the Force be with you".

Em inglês "may the force" remete ao dia 4 de maio (may 4th), logo associado pelos fãs. A primeira grande celebração neste sentido foi organizada em 2011, em Toronto, no Canadá.

De volta para as Filipinas, os funcionários do governo vestiram os trajes característicos e também montaram pequenos barcos de madeira para distribuir pacotes alimentícios, com arroz e enlatados.

As Filipinas, cuja capital e principais cidades estão sob rigorosos protocolos de quarentena até meados de maio, registraram 9.485 casos confirmados de coronavírus, 623 mortes e 1.315 recuperações até segunda-feira, mostraram dados do governo.

Reuters