Música

TikTok no Grammy: Como versão musical de 'Bridgerton' venceu a Broadway

Estreantes derrotam veteranos Andrew Lloyd Webber e Stephen Schwartz

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Julia Jacobs

Quando a dupla de compositora e letrista por trás de "The Unofficial Bridgerton Musical" subiu ao palco no domingo (3) para receber seu Grammy por melhor disco de teatro musical, a lista de pessoas a quem elas queriam agradecer não começava por uma gravadora ou produtor, mas por seus seguidores na mídia social.

"Gostaríamos de agradecer a cada pessoa na internet que nos assistiu ao criarmos esse disco do zero", disse Abigail Barlow, 23, que, no disco, dá voz a mais de uma dúzia de personagens da série. "Queremos dividir esse prêmio com vocês".

No ano passado, Barlow tinha assistido à primeira temporada do ousado drama de época da Netflix sobre o mercado de casamento de elite na era da regência inglesa, do mesmo jeito que milhões de outras pessoas que estavam em busca de entretenimento escapista durante a pandemia. Ela quer se tornar uma estrela pop, e tinha número considerável de seguidores no TikTok, onde postou uma canção que compôs com uma premissa simples mas, em sua opinião, promissora: E se "Bridgerton" fosse um musical

Essa fagulha inicial começou a ganhar força, e ela procurou a ajuda de uma colaboradora, Emily Bear, 20, compositora e instrumentista que fez sucesso inicialmente como uma pianista prodígio aos seis anos de idade, mas queria provar que merecia mais do que o destaque que havia conquistado no passado em programas diurnos de entrevistas na TV.

A dupla começou a desenvolver um disco que terminaria por conter 15 canções e inclui um dueto amoroso entre o casal que protagoniza a série, uma composição cômica para a menina não conformista do elenco, e um número de abertura que elas compuseram, em suas cabeças, para ser executado por um elenco completo da Broadway, usando figurinos de época.

Bear produziu e orquestrou o álbum sozinha, usando seu computador e um teclado eletrônico para criar o som de uma orquestra sinfônica completa.

No domingo, a dupla de compositoras da geração Z –juntas, elas têm cerca de seis anos de experiência de composição para o teatro musical– derrotou uma lista de indicados estelares ao Grammy que incluía "Cinderella", de Andrew Lloyd Webber; "Girl From the North Country", de Conor McPherson, construída em torno de canções de Bob Dylan; e um musical de Stephen Schwartz.

"É difícil compreender totalmente o que aconteceu —nós gravamos em disco em nossos quartos", disse Barlow na segunda-feira (4). "Na minha cabeça, de jeito nenhum isso aconteceria", acrescentou Bear. "Nós só queríamos criar um álbum para as pessoas que acompanharam todo o processo".

E eram muitas pessoas, vindas de todos os quadrantes dos fãs de teatro na internet. Barlow e Bear transmitiam via streaming ao vivo suas sessões de gravação em Los Angeles, convidando os fãs a expressar suas opiniões. Seguidores compartilhavam ideias de coreografia e sobre como encenar cada canção, projetos gráficos para o programa da peça, vídeos virais que os mostravam cantando metade de um dueto, e até mesmo uma candidatura ao posto de coordenador de intimidade do espetáculo.

Os vídeos do TikTok ganharam a aprovação de Julia Quinn, autora dos livros "Bridgerton" que inspiraram a série de TV; de membros do elenco da série; e da Netflix, que deu aos advogados de Barlow e Green uma licença para transformar as canções em um álbum, disseram as duas compositoras.

Os vídeos originais continuam disponíveis no TikTok, e o álbum, produzido independentemente, está no Spotify, Apple Music e outros serviços de streaming, ainda que o musical em si não tenha sido encenado até agora. (Isso fica bem distante da norma na categoria de teatro musical, que tipicamente premia grandes produções da Broadway como "Hamilton", "Jersey Boys" e "O Rei Leão").

Falando por vídeo de seus quartos de hotel em Las Vegas, onde a cerimônia do Grammy foi realizada, Barlow e Bear discutiram o sucesso inesperado do disco, sua prática de colaboração criativa com os fãs e o destino de suas carreiras (que deve passar por um musical para a Broadway que elas ainda não podem discutir em público). Abaixo, trechos editados da conversa.

Abigail, o que em "Bridgerton" fez com que você quisesse transformar a série em musical?
Barlow: A cena de abertura é muito teatral e eu era capaz de ver cada parte do palco como que iluminada em minha mente. E eu anotava linhas de diálogo que tinham jeito de títulos de canções… A expressão "a um oceano de distância" foi a primeira que me fez correr para o piano.

Qual era a situação de vocês antes que esse projeto chegasse?
Barlow: Nós duas estávamos realmente deprimidas. É difícil conseguir acesso à indústria da música e eu estava pronta para desistir. Estava procurando emprego como recepcionista em uma gravadora e chorava quando conversava com os meus pais, porque eles ajudavam a bancar minhas despesas em Los Angeles e começaram a dizer que "você precisa de um emprego real. Não temos mais como ajudar". Foi uma decisão realmente difícil, sair em busca do meu sonho pelo menos mais uma vez.

Bear: Nós chegamos ao ponto de questionar se tínhamos escolhido a carreira certa. Minha impressão é a de que estávamos criando música excelente, mas ninguém nos ouvia, ninguém nos levava a sério.

E então, de repente, vocês começaram a criar um musical que atraiu grande engajamento público e a postar vídeos que receberam milhões de "likes" no TikTok. Essa é uma forma de aprovação, mas qual é a sensação de receber a aprovação institucional do Grammy?
Bear: Os executivos poderosos seguem aquilo que as pessoas querem. É claro que é gostoso que alguém que dois anos atrás rejeitou exatamente a mesma música agora deseje comprá-la. Mas a questão é maior do que isso. Queremos abrir caminho para todas as ótimas compositoras –e compositores– que amam seu ofício.

Alguns artistas podem se irritar com uma estratégia como a de vocês, que convidam o público a opinar enquanto estão fazendo o trabalho, deixando as portas abertas para que a audiência influencie o processo criativo.
Barlow: Eu fazia "livestreams" de meu processo de composição e do meu canto desde a adolescência. É como condicionar um músculo: quanto mais você repete, melhor você fica. Emily tem treinamento clássico e é muito bem educada em sua arte. Eu não tenho, e por isso meu processo era obter a perspectiva da audiência, descobrir a opinião das pessoas e como eu poderia melhorar.

Bear: Se você pensar bem a respeito, verá que o que tínhamos era como que um workshop constante. Estávamos recebendo comentário em tempo real de pessoas que poderiam ir ao espetáculo ou comprar o disco.

Vocês acham que continuarão a fazer as coisas desse jeito agora que conquistaram aprovação institucional?
Barlow: Nós adoraríamos, mas temos alguns projetos empolgantes depois que "Bridgerton" nos abriu uma porta, e que precisamos manter em segredo.

Bear: O que contraria totalmente nossa forma de operar, e é um pouco frustrante porque, quando compomos, nosso impulso é compartilhar a música com todo mundo. Que melhor maneira de divulgar um projeto do que conquistar a atenção das pessoas desde cedo? Quando o projeto está pronto para ser lançado, as pessoas se sentem parte dele, sentem que estavam lá quando aconteceu.

E vocês fizeram o álbum de "Bridgerton" sem ter gravadora?
Barlow: No começo, quando começamos a atrair atenção, conversamos com algumas gravadoras, mas as propostas delas não pareciam boas. Sabíamos que queríamos aproveitar aquela oportunidade e que, quanto mais rápido lançássemos o disco, melhor

Bear: Teríamos uma orquestra e um elenco à disposição, mas isso teria custado muito dinheiro e exigido tempo. E por que assinar com uma gravadora e perder o controle de nossas gravações master e direitos de edição? Nós decidimos que era mais lógico lançar o disco sozinhas. E eu me lembro da noite em que o álbum saiu e o vimos disparar nas paradas. Os fãs nos pediam constantemente que lançássemos o disco, e por isso sabíamos que teríamos ouvintes, mas eu não esperava tudo aquilo.

Qual é a probabilidade de que o musical seja encenado?
Bear: Seria algo um pouco fora de nosso campo, porque não controlamos a propriedade intelectual. Mas sentimos que se adaptaria muito bem ao palco. É algo que vemos com muita clareza. Netflix, vocês sabem como nos encontrar.

Traduzido originalmente do inglês por Paulo Migliacci