Público faz abaixo-assinado com 15 mil assinaturas para mudar nome de esmalte
Cosmético 'Kiss me I'm Brazilian', da OPI, gera polêmica
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Um abaixo-assinado que já conta com quase 15 mil assinaturas está dando o que falar na internet. Isso porque muita gente quer que a empresa de cosméticos OPI mude o nome de um de seus esmaltes, o “Kiss me I’m Brazilian” (me beije, eu sou brasileira).
No documento, disponível na internet, todos pedem que o nome seja alterado, pois ele dá a entender que é normal alguém chegar ao Brasil e beijar uma pessoa só porque ela é brasileira.
“É inaceitável que em 2020 uma marca mundialmente conhecida como a OPI endosse o estereótipo errado da mulher brasileira. Essa é uma ideia que nós, brasileiras, lutamos contra há muito tempo, não podemos deixar vocês ajudarem o lado errado. Por favor, sejam decentes e escolham outro nome”, diz a petição.
A marca tirou o esmalte do catálogo já na última semana após a polêmica. A empresa foi atacada pelas redes sociais e resolveu terminar com as desavenças. “OPI escutou os consumidores e tomou a medida de retirar o esmalte ‘Kiss me I’m Brazilian’ do seu portfólio global. A marca lamenta muito que o nome desse esmalte tenha sido considerado insensível e ofensivo, porque essa nunca foi a intenção”, disse a empresa em nota à revista Marie Claire.
Antes de tomar a atitude, porém, a empresa dizia que o nome não era ofensivo e seria referente ao hábito do brasileiro de cumprimentar as pessoas com um beijo no rosto e não com um aperto de mão, algo mais frio.