Modelo mexicana sem braços busca coroa de rainha da beleza
Ana Gabriela Molina compete em etapa estadual do Miss México para o Miss Mundo
Desafiando estereótipos, uma modelo mexicana sem braços está se preparando arduamente para competir em um concurso estadual de beleza e servir de exemplo para outras pessoas que enfrentam os obstáculos de viver com deficiência.
Todos os dias, Ana Gabriela Molina acorda muito cedo e vai ao cabeleireiro para fazer maquiagem e penteado. Em seguida, a graduada em psicologia assiste a aulas de modelagem e música —parte de seu treinamento integral, que também inclui exercícios físicos.
“Vou passar pelas mesmas provas que todas (as competidoras)... por isso estou me preparando em todos os âmbitos”, disse a jovem de 24 anos, que nasceu sem os membros superiores.
Sua deficiência não a impede de realizar atividades comuns para a maioria das pessoas. Ela come sozinha, mexe no celular com destreza e escreve com os pés, perfeitamente arrumados e com as unhas pintadas.
“Eu me sinto como qualquer outra pessoa normal, porque vivi minha vida assim. Então, para mim minha deficiência não é um limite, ao contrário”, explicou Molina, que ministra palestras sobre superação pessoal, além de ocasionalmente trabalhar como manequim vivo em uma loja de roupas.
Gaby, como é carinhosamente chamada, disse que o processo de adaptação à sua condição foi difícil, e que muitas vezes se questionou o porquê de ter de viver dessa forma.
“Mas sim, é possível. Consegui superar tudo que ocorreu comigo em toda minha vida, e assim continuo”, acrescentou a futura candidata a miss —que, se vencer o certame em março, pode se classificar para a disputa do Miss México. (Por Ana Isabel Martínez)