Filipinas vence mundial para misses trans realizado em São Paulo
Miss Star International 2024 teve atual Miss Universe Brasil como jurada
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
No início da madrugada de sábado (14), aconteceu em São Paulo a grande final do Miss Star International, concurso mundial que celebrou sua 12ª edição. A vencedora foi a candidata das Filipinas, Patricia Payumo, que derrotou outras 26 misses de todo o mundo —veja momento do anúncio no vídeo ao final do texto.
Criado em 2007, o Miss Star International é uma competição exclusivamente voltada a mulheres transgêneros. Este ano, pela primeira vez, realizou uma edição fora da Europa. Todas as outras ocorreram na Espanha, onde fica sua sede.
Representando o Brasil na competição deste ano, estava a mato-grossense Isabelle Castro, que não entrou no grupo de finalistas. Considerada uma "miss de carreira", ela já participou de outros eventos, incluindo o Miss Brasil Supranational 2022, originalmente voltado para mulheres cisgênero.
Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, as misses Estados Unidos, Dayanna Mendonza, e Costa Rica, Makeysha Jamila. Quem passou a coroa foi a nigeriana Veso Golden, titular de 2023.
A final foi no espaço de eventos High Club Brasil, que fica no bairro da Casa Verde, na zona norte da capital. A cerimônia de coroação foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do concurso no YouTube. Entre as juradas, estava a pernambucana Luana Cavalcante, Miss Universe Brasil 2024.
O palco recebeu performances especiais de artistas da cena LGBTQIA+, incluindo Antra Gold, Camila Prins, Danielle Marques, Marcinha do Corinho e Natasha Dumont.
O Brasil já venceu o certame uma vez, em 2016, com a miss Rafaela Manfrini.