Miss Universo 2024: Quem é a dinamarquesa vencedora do concurso
Victoria Kjaer tem 21 anos, já foi vítima de abuso e é a primeira loira eleita em 20 anos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A representante da Dinamarca, Victoria Kjaer, 21, foi eleita no início da madrugada deste domingo (17) como a nova Miss Universo. O show da final aconteceu no palco do espaço de eventos Arena CDMX, na Cidade do México, que tem capacidade para cerca de 22 mil pessoas.
Além de ser a primeira dinamarquesa a vencer o título desde 1952, Victoria é também a primeira europeia no trono desde 2016 —antes dela, venceu a francesa Iris Mittenaere. Ela é também a primeira loira coroada desde 2004, quando venceu a australiana Jennifer Hawkings.
Natural de Soborg, no sul da Dinamarca, a modelo sempre teve o sonho de ser miss e pode ser considerada uma miss de carreira, pois já esteve em outros concursos. Em 2022, a modelo foi candidata do Miss Grand International 2022, vencido pela brasileira Isabella Menin.
Bailarina e professora de dança em seu país, ela é também ativista e luta pela causa animal. Na coletiva de imprensa pós vitória, ela disse que pretende usar sua voz para dar visibilidade a minorias.
Em depoimento ao Miss universo, Victoria confessou ainda que já foi vítima de abuso, e que quer usar o título para ajudar pessoas que passaram por situações semelhantes.
COMO FOI O CONCURSO
Este ano o mundial celebrou sua 73ª edição com um número recorde de candidatas. São 125 mulheres de todas as partes do planeta, que lutaram pela coroa que pertencia à nicaraguense Sheynnis Palacios, 24, titular de 2023. Até o ano passado, o limite do grupo era de 95 representantes.
O evento foi transmitido pela emissora Telemundo, tanto na TV como na internet (Youtube). Uma das apresentadoras do concurso foi a modelo gaúcha Júlia Gama, que mora no México há alguns anos, e é dona do título de Miss Brasil e vice Miss Universo 2020.
A representante do Brasil, a pernambucana Luana Cavalcante, 25, ficou fora do top 30 na disputa e não participou da final. Esta foi a primeira vez, o mundial teve duas brasileiras na disputa em uma mesma edição. A baiana Glelany Cavalcante, 30, que representou a Itália, também não se classificou entre as semifinalistas.