De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo miss brasil

Após final do Miss Universo, brasileira se queixa de 'restrições injustas' da organização nacional

Luana Cavalcante publicou texto nas redes sociais; OUTRO LADO: Direção não comenta

Ícone fechar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Luana Cavalcante, em imagem postada em seu Instagram - Reprodução/@luacfarsoni

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Na tarde desta segunda (18), a pernambucana Luana Cavalcante, 25, dona do título de Miss Universe Brasil 2024, fez uma postagem nas redes sociais que surpreendeu os fãs que acompanham o setor. Segundo a miss, ela passou por "restrições injustas e sem justificativa" por parte do empresário paulista Gerson Antonelli, 63, CEO da franquia nacional do concurso.

Procurado, Antonelli direcionou o contato para sua advogada, que respondeu por áudio dizendo que neste momento nem seu cliente ou outra pessoa da organização do Miss Universe Brasil vai dar qualquer tipo de declaração, pois o caso está sendo avaliado juridicamente. A miss Luana Cavalcante também foi procurada, mas não se pronunciou até a publicação deste texto.

A postagem, feita em seu perfil no Instagram (@luacfarsoni), é de duas fotos dela em um momento que supostamente é do café da manhã pós-coroação como Miss Brasil, de roupão branco numa cama de hotel. Em uma delas está sorrindo, com um buquê de flores, faixa e coroa; e na outra, com os mesmos trajes e cenário, está acompanhada do filho Pedro, de 4 anos.

No texto que acompanha a publicação, onde se dirige aos fãs, Luana afirma que foi "completamente proibida de postar" as fotos em questão. "Sim, é a foto que vocês gostariam de ter visto, a foto clássica da Miss com a coroa e a faixa, ao acordar um dia após a coroação, como tradicionalmente acontece, porém fui completamente proibida de postar na época. O coordenador nacional do @missuniversebrasiloficial , Gerson Antonelli, alegou que isso estava em contrato com o Miss Universe e que não era permitido", diz a modelo em trecho.

."Esse é apenas um pequeno exemplo do que vivenciei desde o momento da minha coroação até agora — situações das quais, por respeito a todos que me apoiaram, acho que vocês agora têm o direito de saber. Essa é só uma das muitas histórias que virão, e eu sinto que é hora de compartilhar um pouco mais com vocês", adiciona.

Luana, que foi eleita Miss Universe Brasil 2024 em 19 de setembro, vem a público após participar do Miss Universo 2024, no México, que foi vencido pela dinamarquesa Victoria Kjaer, 21. Na ocasião, Luana não se classificou no primeiro corte do concurso, que contemplou 30 semifinalistas.

REPERCUSSÃO ENTRE MISSES

Entre os 2.880 comentários da postagem em questão (número total até a publicação desta reportagem), personalidades do mundo miss se pronunciaram apoiando Luana, como a piauiense Monalysa Alcântara, Miss Brasil 2017: "Passam os anos, e os absurdos continuam! Seja forte, Lua. Não se cale! Use a voz que essa coroa te permite ter. Estamos com você e orgulhosos do seu esforço, Rainha!", disse.

"Parabéns Luana! Temos orgulho de você!", afirmou Flávia Cavalcante, Miss Brasil 1989. "Você é forte e corajosa! Conte comigo", disse a mineira Julia Horta, Miss Brasil 2019. "Ela merece ser ouvida! Quantos sonhos destruídos, quantos profissionais sérios sendo desrespeitados, pessoas feitas de bobas e misses caladas, muitas vezes sob ameaça, ao longo dos anos", escreveu a gaúcha Sancler Frantz, Miss Brasil Supranational 2023.

"Tentaram nos diminuir/silenciar por sermos da sua coordenação estadual, mandando excluir ou proibindo de postar os conteúdos feitos aqui em PE, porém que estávamos ATIVAMENTE na sua preparação para o Miss Universe", disse a pernambucana Cinthya Moura, vice Miss Grand Brasil 2023 e professora de passarela de Luana.

TEXTO DE LUANA NA ÍNTEGRA

"Primeiramente, quero expressar minha imensa gratidão a todos que me apoiaram, que torceram por mim de forma incondicional desde o início dessa jornada. Vocês são incríveis, e é por causa de vocês que sigo firme e forte.

Essa foto que compartilho hoje é uma forma de homenagear a todos vocês — é uma lembrança do carinho, respeito e consideração que sinto por cada um que fez parte desse momento tão especial da minha vida. Sim, é a foto que vocês gostariam de ter visto, a foto clássica da Miss com a coroa e a faixa, ao acordar um dia após a coroação, como tradicionalmente acontece, porém fui completamente proibida de postar na época. O coordenador nacional do @missuniversebrasiloficial , Gerson Antonelli, alegou que isso estava em contrato com o Miss Universe e que não era permitido.

No entanto, recentemente, ao ver a nossa atual e maravilhosa Miss Universe postar exatamente a mesma imagem, só posso concluir que, na verdade, não havia fundamento algum para aquela proibição. E isso me fez refletir sobre tantas outras situações nas quais fui orientada a agir de determinada maneira, sempre sob alegações que agora vejo não passarem de restrições injustas e sem justificativa.

Esse é apenas um pequeno exemplo do que vivenciei desde o momento da minha coroação até agora — situações das quais, por respeito a todos que me apoiaram, acho que vocês agora têm o direito de saber. Essa é só uma das muitas histórias que virão, e eu sinto que é hora de compartilhar um pouco mais com vocês.

Aguardo com muito carinho o momento em que poderei dividir tudo que aprendi e vivenciei ao longo dessa jornada, as pessoas que de fato estiveram ao meu lado, profissionais até então incógnitos, que assim como eu, injustamente, tiveram a sua visibilidade negada, mas que fizeram a diferença. Espero que gostem dessas fotos e saibam que amo cada um de vocês."