Quem são as nove mamães que disputam o Miss São Paulo 2024; veja as misses
Final da etapa estadual do Miss Universo Brasil acontece nesta quarta-feira (24); uma em cada quatro candidatas tem filho, o que era proibido até 2022
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Uma característica no grupo de candidatas do Miss São Paulo deste ano, estabelece o concurso como um divisor de águas não só a nível estadual, mas também nacional e mundial. Isso porque entre as 32 mulheres que estão na luta pela coroa paulista, que garante vaga para o Miss Universe Brasil 2024, 9 delas (28%) são mães e 11 são casadas (34%).
Além disso, metade do grupo, ou seja, 16 misses, possuem mais de 28 anos, que era a idade limite para qualquer etapa do Miss Universo, até dezembro de 2023. A partir de janeiro deste ano, esta regra caiu, e pela primeira vez a organização do concurso passou a permitir a candidatura de mulheres de qualquer idade, a partir de 18 anos. A título de curiosidade, a mais velha da edição tem 41 anos (Miss São Carlos).
Esses números são inéditos para uma disputa de miss, não só no Brasil mas também em todo o mundo. E isso só foi possível mediante às constantes e recentes atualizações de regras do Miss Universo que, além da regra de idade, também liberou a participação de mulheres mães, casadas e/ou separadas desde o fim de 2022.
Por isso, o concurso paulista, que elegeu sua primeira representante em 1954 e chega agora à sua 68ª edição, passa agora a ter uma relevância histórica. Para se ter uma ideia, no ano passado apenas 3 das 28 candidatas em São Paulo e 3 das 27 no nacional do Miss Universo tinham filhos.
"Estamos muito felizes e satisfeitos de estarmos à frente do concurso com esse novo perfil. A mulher, não só a paulista, é múltipla e pode ser mãe, esposa, dona de casa, profissional, amiga, irmã, filha e tudo mais que ela quiser, tudo ao mesmo tempo ou um de cada vez. Nada melhor do que a gente espelhar em uma miss tudo que a gente pode ser e, dessa forma, lembrar ao mundo para não nos limitar mais", declara a empresária Renata Vilani, 47, uma das responsáveis pelo Miss Universe São Paulo.
Ela que que é mãe, casada e comanda uma escola de idiomas em Itu (SP), onde mora, assumiu há cerca de três meses pela primeira vez a direção de um concurso de beleza, posto que divide com o estilista Samuel Teixeira, 47, empresário do ramo de moda feminina, que também é estreante na função.
As 32 misses de 2024 já estão confinadas em um hotel no centro de São Paulo, onde cumprem uma agenda de atividades preliminares e eventos, até a grande final do Miss Universe, que será na noite desta quarta (24), no palco do Studio Stage Espaço de Eventos, na Lapa de Baixo, zona oeste. O show será transmitido ao vivo pela Connect TV e pelo canal do concurso no Youtube, ambas a partir das 21h. Quem coroa a nova paulista é a titular de 2023, Vitória Brodt.
Conheça um pouco mais sobre as nove mamães que estão na disputa paulista:
MISS ARTUR NOGUEIRA
Aos 30 anos, Tatiana Godoy é casada e tem dois filhos meninos: Breno e Otto. Gerente comercial, ela sempre teve o sonho de ser miss, mas interrompeu sua busca pela coroa após tornar-se mãe. Hoje, incentivada pelo marido, Diogo, ela resolveu se inscrever no concurso e retomou a luta pelo título.
MISS GUARULHOS
Aos 33 anos, Keila Lima é casada e tem dois filhos, um deles, um bebê de apenas 8 meses. Ela é formada em administração, mas atualmente trabalha como modelo fotográfica e tem uma loja de roupa feminina. Ela também é cantora desde os 3 anos e faz alguns trabalhos com a sua voz e sempre teve o sonho de ser miss.
MISS HORTOLÂNDIA
Com 36 anos, Patrícia Marchi é casada e tem uma filha adolescente de 20 anos. Ela é influenciadora digital e tem quase 40 mil seguidores no Instagram, além de trabalhar como modelo e ser empresária. Patrícia pode ser considerada uma miss de carreira e participou do seu primeiro concurso aos 16 anos. Porém, engravidou na mesma época e teve que interromper o seu sonho pela coroa —retomado agora.
MISS JUNDIAÍ
Com 25 anos, Inaê Barros é casada e tem um filho pequeno. Além de modelo e empresária, ela também é bailarina e durante alguns anos fez parte do grupo de meninas do balé do programa "Domingão do Faustão" (Globo). Inaê também é influenciadora digital, e dá dicas sobre uma vida mais saudável e fitness para seus quase 200 mil seguidores no Instagram. Apesar de representar Jundiaí, ela é nascida no Rio Grande do Norte.
MISS LIMEIRA
Daiane Oliveira tem 27 anos, é casada e mãe de duas meninas: Valentina e Helena. Ela trabalha como empreendedora na área alimentícia. Ela conta que seu desejo de ser miss está em dar voz às causas sociais que realiza e apoia, relacionadas à pobreza alimentar, principalmente seu projeto chamado "Caldinho de Rua", voltado à pessoas em condição de rua.
MISS MAUÁ
Karoline Moraes tem 33 anos, é casada e mãe da pequena Sophie, de três anos. Ela é bailarina clássica formada pela Royal Academy de Dança de Londres e também desfila no Carnaval de São Paulo há 20 anos. Ela mantém junto à escola de samba Camisa Verde e Branco um projeto social chamado "Sapatilha". Karoline também trabalha no SBT há 10 anos, onde é assistente de palco, repórter e apresentadora. Ela já trabalhou também no balé do "Domingão do Faustão" (Globo).
MISS SÃO CAETANO DO SUL
Aos 34 anos, Marjorie Rossi é casada e tem dois filhos pequenos, Arthur, de dois anos, e Augusto de apenas um aninho. Advogada formada e empresária, a candidata pode ser considerada uma miss de carreira, uma vez que já participou de outros concursos. Um deles foi o Miss Brasil Mundo 2015, quando representou São Paulo Capital.
MISS SÃO CARLOS
Aos 41 anos, Anna Luísa Maçonetto é a mulher mais velha na competição deste ano e também da história do concurso paulista, fazendo história no setor. Modelo de carreira, ela é casada e mãe de dois meninos adolescentes. Ela também é empresária e trabalha junto com o marido em um negócio próprio.
MISS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Com 35 anos, Andressa Mello é casada e tem 2 filhos: um menino e uma menina. Formada em eventos, ela trabalha ainda como sommelière de cervejas e pode ser considerada uma miss de carreira, pois já disputou alguns concursos no passado. Entre eles, está o Miss Brasil Mundo, em 2012, e o mundial Miss Tourism Queen.