De faixa a coroa
Descrição de chapéu Todas

'Meu agressor está aqui', revela miss ao vivo, no palco, em seu discurso; assista

Vídeo de desabafo de Alexis Smith, vencedora de concurso no Kansas, viraliza nas redes

Alexis Smith, a Miss Kansas 2024 - @missalexissmith no Instagram

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

No momento em que uma miss sobe ao palco para falar, muitas vezes pode vir um discurso bem construído ou até mesmo algo engraçado. Mas no caso da vencedora do Miss Kansas, Alexis Smith, foi algo bem mais sério: um desabafo pessoal. Uma denúncia.

Quando colocaram o microfone em suas mãos, ela revelou que é uma sobrevivente da violência doméstica. "Minha visão como a próxima Miss Kansas é eliminar relacionamentos prejudiciais e abusivos. Na verdade, alguns de vocês nesta plateia me viram muito emocionada porque meu agressor está aqui hoje", declarou.

"Mas isso [a presença do abusador] não vai me impedir de estar no palco e me representar como a próxima Miss Kansas. Eu e minha comunidade merecemos relacionamentos saudáveis, merecemos uma vida doméstica livre de violência", concluiu.

Alexis foi coroada vencedora da noite, aplaudida de pé por toda a plateia. Apesar de o concurso ter ocorrido no início de junho, o vídeo com o momento da fala da miss só veio à tona nesta última semana e viralizou nas redes sociais em todo o mundo. Até o momento, sua postagem no Instagram já obteve mais de 175 mil visualizações, no X (ex-Twitter), também está perto de 100 mil.

Alexis é enfermeira de UTI cardiotorácica, e contou em entrevistas após o concurso que possui um histórico de violência doméstica em sua família, e que ela tudo o que mais deseja é quebrar esse ciclo. É um tema que permeia tanto sua história, que a miss decidiu que vai lutar durante seu reinado contra essa prática.

"Todas as mulheres da minha família foram afetadas pela violência doméstica. Aos 14 anos, eu tive meu primeiro relacionamento, que também foi abusivo, e durou até 2019. É algo que ainda estou vivenciando e lidando até hoje."

A final do concurso aconteceu na cidade de Wichita, Kansas, e teve 26 candidatas. Agora, com a coroa em mãos, Alexis se prepara para defender seu estado na edição 2025 do Miss America —tradicional concurso de beleza dos Estados Unidos, que dá uma bolsa de estudos para a vencedora— que deve acontecer em janeiro do ano que vem.