Miss Latina Brasil 2023: Paraná vence pela 1ª vez e vai defender país em Punta Cana
Concurso teve 14 candidatas e aconteceu em Santa Cruz do Sul, no interior gaúcho.
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A paranaense Giovanna Vieira, 27, conquistou o voto dos jurados e foi coroada no início da madrugada deste sábado (9) como a nova Miss Latina Brasil.
Ela conquistou a primeira coroa do concurso para o Paraná, e agora vai passar a viver semanas intensas de preparação e lapidação de performance para defender o país no Miss América Latina del Mundo 2023, que acontece em 13 de outubro, em Punta Cana (República Dominicana).
Giovanna é estudante universitária de Engenharia Civil, trabalha na instituição de ensino em que faz o curso e fala espanhol. Natural de Foz de Iguaçú (PR), mora há muitos anos na cidade histórica de Lapa, na região metropolitana de Curitiba, e também faz trabalhos como modelo.
Ela disputou a vaga com outras 13 candidatas e a final foi realizada em Santa Cruz do Sul, no interior gaúcho. Em segundo lugar ficou classificada a Miss Rio Grande do Sul, Betina Sampaio, 27. Quem passou o posto na ocasião foi a amazonense Brenda Beltrão, 24, titular do ano passado, natural de Parintins (AM).
Apesar de não ser muito popular por aqui, o Miss América Latina del Mundo é um grande certame de beleza que existe desde 1981. Como o próprio nome diz, a competição celebra a herança da origem latina pelo planeta. Aceita jovens que sejam não só nascidas em países da América Latina, mas que tenham acima de tudo ascendência e honrem a cultura latina, independente de onde nasceram ou moram.
Tanto que a atual vencedora, é a portuguesa Maria Lopes, eleita em outubro de 2022, também em Punta Cana. O Brasil já venceu o concurso em quatro oportunidades, a mais recente em 2013 com a gaúcha Júlia Guerra. Antes dela, foram coroadas as brasileiras Grace Martins (2000), Aline Rezende (1998) e Priscila Furlan (1994).
Este foi o segundo evento presencial realizado pela nova organização nacional, que assumiu no começo de 2021. Segundo Michael Costa, diretor nacional, o Miss Latina Brasil "busca mulheres que sejam muito mais que um rosto e um corpo bonitos. Elas devem, prioritariamente, saber se comunicar e se expressar com excelência".