Leila Lopes, que deu origem a meme, estará no júri do Miss Universo Brasil 2023
Angolana vencedora do Miss Universo 2011 foi coroada na edição do mundial realizada em SP
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Desembarcou nesta quinta-feira (6) em São Paulo, a modelo angolana Leila Lopes, 37, um dos nomes que vai integrar o júri da final do Miss Universo Brasil 2023. A informação foi revelada pela organização do concurso com exclusividade para a coluna.
Leila é conhecida por ter sido eleita Miss Universo 2011, na edição do mundial que teve como sede a capital paulistana, em setembro daquele ano. À época, Leila declarou para a imprensa que estava muito feliz de ser coroada no Brasil, pois é apaixonada pelo país e pela cultura brasileira.
Ela adora novelas brasileiras e é fã de alguns atores e cantores famosos da cena artística nacional. Entre os nomes citados pela miss à época, estão Djavan, Belo, Dudu Nobre e Glória Pires. Inclusive, ela declarou ser fã do trabalho de Tarcísio Meira, que nos deixou no final de 2021.
Natural de Benguela, no oeste de Angola, Leila tem 1,79 m de altura e é mãe de dois filhos. Desde 2015, ela é casada com o atleta anglo-nigeriano Osi Umenyiora, que jogou futebol americano pela NFL, no time New York Giants. Atualmente, ela é diretora nacional do Miss Universo Angola.
Um dos fatos que também chamou a atenção à época e trouxe visibilidade da miss na imprensa, é que ela é homônima da atriz brasileira Leila Lopes, falecida em 2009. Ela contou que, quando venceu o Miss Angola, as pessoas achavam em seu país que ela havia morrido, ao encontrarem matéria sobre a atriz brasileira na internet.
Na época, o nome das homônimas acabou virando meme quando a apresentadora Claudete Troiano comentava com o jornalista Marcelo Bandeira as notícias dos famosos no Manhã Gazeta, da TV Gazeta. Ao saber que a nova Miss Universo se chamava Leila Lopes, ela lembrou imediatamente da atriz e disse: "Um beijo para você, Leila Lopes. Onde será que anda a Leila Lopes?".
Bandeira, então, foi responsável por atualizar a apresentadora com a notícia, que tinha ocorrido cerca de dois anos antes: "Ela faleceu, Clau!". "Meu Deus do céu, notícia triste!", lamentou a apresentadora. "Você vê como às vezes a pessoa faz sucesso e aparece uma notinha assim [pequena] em algum lugar", tentou consertar Claudete —apesar da ampla cobertura que a morte da atriz teve por parte da imprensa.
EDIÇÃO 2023
A final do Miss Universo Brasil 2023 será na noite de sábado (8), em São Paulo. Além de Leila, ainda não foram revelados os outros nomes que compõem o júri da final do concurso. Além disso, foi confirmada a presença no evento da gaúcha Ieda Maria Vargas, 78, primeira brasileira a vencer o Miss Universo, em 1963. A coroa do concurso, de autoria de Miguel Alcade, celebra os 60 anos de sua vitória.
A vencedora vai representar o país no Miss Universo 2023, previsto para dezembro em El Salvador. Quem passa a coroa é a capixaba Mia Mamede, 27, eleita em julho do ano passado.
Esta é a primeira vez na história que o concurso aceita a participação de candidatas que têm filhos, algo que nunca aconteceu antes, em mais de 70 anos. Isso só foi possível após mudanças nas regras do mundial, anunciadas no ano passado e aplicada a todos os países participantes.
"Buscamos uma mulher original, que tenha personalidade e a essência de uma miss. Queremos eleger não só uma Miss Brasil, mas sim uma Miss Universo", disse no mês passado à coluna, a empresária gaúcha Martina Brandt, 31, que é diretora-geral do concurso e também ostenta o título de Miss Universo Brasil 2015.