Miss Brasil Mundo: Concurso tem candidata trans pela 2ª vez seguida
Final será na noite de quinta (4), em Brasília; show será transmitido online
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Na noite da próxima quinta-feira (4), a brasiliense Caroline Teixeira vai coroar sua sucessora no trono de Miss Brasil Mundo. Um grupo de 36 candidatas disputam, em Brasília, a vaga do país no Miss Mundo (ou Miss World, no original), que chega à sua 71ª edição.
O número ultrapassa a quantidade de estados brasileiros pois o concurso também aceita, tradicionalmente, representantes de regiões turísticas e econômicas. Este ano, pelo segundo ano consecutivo, a diversidade vem refletida no grupo de candidatas, com uma mulher trans na disputa do título. Ela é a jovem Alice Ridenn, que é a Miss Agreste Pernambucano.
Há também um total de oito candidatas negras, que são as misses Bahia, Ceará, Grande São Paulo, Ipiranga-SP, Maranhão, Minas Gerais, Rondônia e Região Centro Paulista. Além delas, duas das concorrentes possuem raízes indígenas, como a Miss Mato Grosso do Sul, Hemilly Duarte, que tem ascendência da etnia Terena.
Além de ensaios, durante a semana, as candidatas participam de cinco provas preliminares valendo pontos classificatórios. São elas: entrevista com os jurados, desafio de talento, desfile em traje típico, desfile top model, desfile em traje de gala e —a mais importante— defesa do projeto social, chamada Beleza pelo Bem.
O show da final será realizado no Teatro da Caesb, em Águas Claras, e transmitido ao vivo pela internet para todo o país. A competição está na programação do Festival Brasília, organizado pelo Núcleo de Arte do Centro-Oeste (Naco), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
A próxima edição do Miss Mundo, a mais antiga e tradicional disputa de beleza feminina do planeta, ainda não tem data divulgada, mas estima-se que ocorra no final do ano. A atual detentora do título é a polonesa Karolina Bielawska, coroada em março deste ano.
O Miss Mundo é um dos principais concursos de beleza do planeta. Comandado pela Miss World Organization, que também realiza o Mister Mundo, ele faz parte do chamado grand slam da beleza, onde estão também o Miss Universo, o Miss Supranational, o Miss Grand International e o Miss International.
Apesar de ter sido lançado em 1951, o Miss Mundo começou a contar com representantes brasileiras apenas em 1958, sendo a pernambucana Sônia Maria Campos a primeira representante do país.