Zapping - Cristina Padiglione

Novela turca bate recordes e GloboPlay compra outras

Serviço que se orgulha de ser o streaming do gênero fez também acordo com a Televisa para ampliar importação de melodrama

Imagem de 'Mãe', novela turca - Divulgação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Melek (Beren Gökyildiz), uma menina de 7 anos que sofre maus-tratos de sua família, encontra no afeto da professora Zeynep Günes (Cansu Dere) a chance de uma nova vida. O argumento, aparentemente simplório e melodramático (como pede o gênero), é o mote central de "Mãe", novela turca que obteve a melhor performance em horas de consumo pelos assinantes do Globoplay entre todas as novelas que a plataforma importou até hoje.

Em sua última semana de publicação de capítulos, de 6 a 12 de fevereiro, quando toda a produção ficou disponível, "Mãe" foi a campeã de consumo entre todos os conteúdos sob demanda do Globoplay, um espanto até para os profissionais que apostam nesse segmento.

É com essa bagagem que o serviço anuncia a aquisição de mais seis novelas turcas para serem lançadas até o fim do ano. A primeira estreia será já em uma semana, 6 de março, com "Amor e Honra" ("Leke \ Tainted Love").

PARA TODOS OS GOSTOS

O GloboPlay se anuncia como o streaming das novelas, e o faz, sobretudo, enaltecendo o produto da casa, reconhecido como um dos melhores do mundo no gênero folhetim. Mas o grupo brasileiro sabe que há uma plateia de alto potencial disposta a abraçar tramas de custos mais modestos, com enredos sem pudor pelo clichê e o maniqueísmo, como são as novelas turcas --e também as mexicanas.

Não que as brasileiras não flertem muitas vezes com esse formato, mas costumam disfarçar, em vez de ostentar essa linguagem, como fazem os mexicanos, turcos, e também colombianos e venezuelanos.

É de olho nessa proposta de oferecer novela para todos os gostos que recentemente o streaming do Grupo Globo assinou um acordo com a Televisa\Univisión, tratado como o maior polo de produção de telenovelas do mundo, para ampliar o espaço dado aos folhetins licenciados, ou importados, no menu.

As novelas mexicanas, hoje presentes também no Canal Viva, garantem há décadas boa parcela da audiência do SBT, tendo feito até, em algumas ocasiões, concorrência capaz de tirar lascas da audiência da Globo. Já as turcas têm encontrado grande mercado no mundo todo especialmente na última década, representando uma tendência mais recente.

No Brasil, foi preciso que um argentino notasse esse potencial dos turcos: no papel de diretor artístico e de programação da Band, Diego Guebel apresentou aos brasileiros a primeira experiência com tramas turcas via "Mil e Uma Noites", em 2015. A emissora chegou a exibir outros folhetins conterrâneos, como "Fatmagül - A Força do Amor", agora também disponível no GloboPlay.