Zapping - Cristina Padiglione

TV em tempo real ainda reina com folga no Brasil

Novo estudo da Kantar Ibope mostra os primeiros dados sobre medição de streaming

Abertura da série "Os Simpsons" - Divulgação

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A televisão vista em tempo real ainda domina com folga o hábito de se ver vídeos dentro de casa no Brasil, abocanhando 79% de todo o consumo domiciliar. Os serviços de streaming, no entanto, já ocupam 21% do tempo restante.

Essa é uma das conclusões do Inside Video 2022, novo estudo sobre o assunto apresentado ao mercado publicitário na manhã desta quarta-feira (18) por executivos da Kantar Ibope Media, que mensura a audiência de TV no Brasil e em outros países. O levantamento traz dados inéditos resultados do mapeamento do vídeo sob demanda e do consumo de TV via internet, que começou a ser medido no último trimestre do ano passado, graças ao focal meter.

Acoplado ao roteador de uma mostra selecionada pelo instituto em parte do universo de casas que já possuíam o people meter, aparelho que mede a audiência do televisor, o focal meter captura todas as sintonias de consumo de vídeo dentro de um mesmo domicílio, englobando televisor, celular e tablet.

QUEM VÊ TV?

No estudo, a chamada TV linear abrange canais pagos e abertos. Os dados confirmam o que já se sabia por outras pesquisas fragmentadas: a maior fatia de público presente diante da TV (33%) em tempo real tem mais de 60 anos. Somando aos 18% da faixa etária de 50 a 59 anos, temos mais da metade dos consumidores com mais de 50 anos preservando esse hábito.

Já a faixa de 4 a 17 anos soma apenas 10% da população habituada a ver TV em tempo real. Além da questão geracional, que leva os mais novos a consumir outras mídias com mais voracidade, convém lembrar que os canais abertos de maior audiência praticamente desistiram do público infantil, salvo as novelas infantis do SBT.

O estudo, feito este ano, e portanto sem as distorções do período de maior confinamento da pandemia, quando o consumo de TV aumentou, aponta que 21% de quem vê os canais lineares consome também vídeos sob demanda.

Já considerando a média de audiência total de 2021, a Kantar Ibope aponta que o brasileiro assistiu a 5h37 diárias, em média, no ano de 2021. O instituto já mensurava o percentual de público que via canais em tempo real, mas não tinha ainda, dentro de um mesmo domicílio, noção sobre o consumo de outros conteúdos. Havia o levantamento sobre cada canal e uma faixa que colocava no mesmo balaio o consumo de games, DVDs, fotos ou streaming, segmento que agora está devidamente localizado.

Na comparação com outros países, o Brasil vê mais TV linear que México, Guatemala, Costa Rica e Colômbia, mas menos que a Argentina, líder entre os vizinhos, com 6h16 de TV linear por dia, o Panamá (5h54) e Chile (5h53).

O Rio de Janeiro lidera o hábito, com 6h31 de consumo diário de TV linear, seguida por São Paulo e Porto Alegre (5h56). Abaixo da média nacional, estão Recife (4h42), Goiânia (4h43) e Fortaleza (4h47).