Mais dois diretores estão de saída da Globo
Maurício Farias e Marcelo Travesso encerram vínculo de 30 anos com a emissora
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Mais um diretor de teledramaturgia deixou a Globo neste fim de mês. Com 30 anos de casa e 25 novelas no currículo, Marcelo Travesso encerra seu vínculo de exclusividade com a emissora. Ele integrou a equipe de títulos como "América", "O Tempo não Para", "Deus nos Acuda", "Império" e "A Próxima Vítima", entre outras.
Filho de Nilton Travesso, um dos pioneiros da TV no Brasil, Marcelo começou a trabalhar na direção de novelas ao lado de outros dois herdeiros de veteranos, em "Despedida de Solteiro" (1992): Carlos Manga Jr., filho de Carlos Manga, e Rogério Gomes, o Papinha, que também se despediu da Globo após assinar a direção artística de "Pantanal".
Marcelo passa a se dedicar a um longa-metragem que escreveu durante a pandemia, sobre um homem que perde tudo e passa a vagar pelas ruas de São Paulo.
GRANDE FAMÍLIA
Maio também termina com a saída de Maurício Farias, diretor artístico que assinou a novela "Um Lugar ao Sol" e é responsável por projetos de grande sucesso, como a volta e a multiplicação de "A Grande Família", que nasceu a partir de apenas 90 episódios feitos originalmente nos anos 1970 por Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, e acabou ficando no ar por 14 anos.
Farias também é a cabeça de comando por trás das bem-sucedidas "Tapas e Beijos" e "Tá no Ar: A TV Sem TV", humorístico criado ao lado de Marcius Melhem e Marcelo Adnet. Casado com a atriz Andréa Beltrão, Maurício dirigiu "Hebe", o filme e a série, ambas roteirizadas por Carolina Kotscho.
Assim como Marcelo Travesso, Maurício também nasceu em família sintonizada com o audiovisual, sendo filho do cineasta Roberto Farias e, portanto, sobrinho de Reginaldo Faria.
Farias tem convite da Globo para dirigir a próxima novela de Lícia Manzo, com quem fez boa dobradinha em "Um Lugar ao Sol". Ela deve apresentar em breve uma nova história para a faixa das 18h. Se topar a empreitada, assinará um contrato apenas pela obra em questão, como rezam os novos modelos de acordo na casa.
Outro nome que deixou o time de diretores de dramaturgia da Globo recentemente foi Maria de Médicis --aliás, responsável pelo especial de Natal "Juntos A Magia Acontece", com Milton Gonçalves, tão mencionado nesta segunda (30), por ocasião da morte do ator. Maria também foi diretora-geral de "Segundo Sol" (2018), de João Emanuel Carneiro, e "Rock Story" (2017), de Maria Helena Nascimento, entre outras novelas.