Zapping - Cristina Padiglione

BBB 22: Final do reality tem uma das piores audiências da história

A 14ª temporada segue com o pior desempenho na Grande São Paulo

Arthur Aguiar comemora vitória do BBB 22 com 68,96% dos votos - 26.abr.2022/Globoplay

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A final do Big Brother Brasil 22 (Globo) passou longe do recorde alcançado na edição passada. O episódio que sagrou Juliette Freire vencedora marcou 28,8 pontos de média na Grande São Paulo, ante 26 do último episódio da temporada vencida por Arthur Aguiar.

Em 2020, início da pandemia, a vitória de Thelminha Assis bateu nos 34 pontos de média também na Grande São Paulo, maior mercado de TV do país, sendo a edição mais vista desde 2010. Já o encerramento do BBB 21 foi o melhor em São Paulo desde 2011.

Apesar disso, o reality encerrou a temporada como o programa mais assistido da emissora entre janeiro e abril de 2022. Segundo levantamento da Globo, mais de 152 milhões de telespectadores acompanharam o BBB 22, que alcançou desde a Geração Z (12 aos 27 anos), até os Millenials (28 a 42 anos).

A emissora levantou ainda que 25 milhões de espectadores sintonizaram os televisores na Globo apenas para assistirem ao BBB, que também movimentou publicações nas redes sociais. Durante a temporada, 90% das postagens no Twitter se relacionavam ao reality, que foi assunto em mais de 126 milhões de tuítes.

Na noite da final, que teve a maior duração entre todas as edições, com 2h32min, mais de 50% de todas as TVs ligadas em SP e no RJ estavam sintonizadas para aguardar o resultado e verem Arthur Aguiar ser campeão. Em São Paulo, foram 26 pontos de audiência e 53% de participação, um crescimento de +7 pontos (+37%) de audiência e +8 pontos de participação na média do horário em comparação com as quatro terças-feiras anteriores. No Rio de Janeiro, foram 32 pontos e 64% de participação, crescimento de +11 pontos (+52%) de audiência e +16 pontos de participação em relação às terças anteriores. Em ambas as praças, o programa teve a maior audiência e participação da faixa horária (22h47 à 1h19) desde maio de 2021. A final ainda teve o recorde de votações de todas as finais de um BBB: 751 milhões de votos.

A final da 14ª temporada segue com o pior desempenho em São Paulo, com 23,7 pontos, seguida do último episódio da 19ª temporada, com 25,1 pontos.

Ainda assim, segundo o site PopTV, que antecipa dados da Kantar Ibope com precisão, a final do BBB 22 superou a soma dos demais canais no horário e ainda representa muita gente. Cada ponto na região corresponde hoje a 205.755 pessoas.