Zapping - Cristina Padiglione

'Alemão 2' ganha trailer e data de estreia, após sete anos de produção

Sequência do sucesso de 2014 traz Leandra Leal e Vladimir Brichta

Leandra Leal no filme 'Alemão 2' - Laura Servi/Divulgação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Campinas

O filme "Alemão 2", sequência do sucesso de 2014 nas telas brasileiras, estreia nos cinemas em 31 de março, com Vladimir Brichta e Leandra Leal no elenco principal. Trailer divulgado nesta terça-feira (8) retrata um Brasil "que vive em uma cultura de autoritarismo e violência", como define o diretor José Eduardo Belmonte.

A produção demorou cerca de sete anos até chegar às telonas, desde sua idealização. Segundo o diretor, os recentes acontecimentos no país influenciaram a história e inspiraram o enredo, que teve de ser reescrito várias vezes.

"Como escrever um filme com a história sendo reescrita tão rapidamente? Foi demorado chegar a uma solução", diz Belmonte. "Um dia, [o produtor] Rodrigo Teixeira me apresentou o conceito definitivo: começaríamos do zero. Nova trama, novos personagens."

O produtor também estabeleceu premissas importantes: "seria um filme de gênero, com personagens tentando sobreviver em território que se torna hostil e com dois inimigos que precisam fazer um pacto de sobrevivência", explica o diretor.

O novo roteiro foi assinado por Thiago Brito e Marton Olympio, autor da série "Cidade dos Homens". Eles definiram que a história aconteceria nove anos depois da ação militar que pretendia acabar com presença do tráfico no Complexo do Alemão, com a instalação das UPPs --Unidade de Polícia Pacificadora.

A trama traz ainda novos personagens interpretados por Vladimir Brichta, Gabriel Leone e Leandra Leal, que vivem policiais civis cuja missão é capturar o traficante Soldado. Interpretado por Digão Ribeiro, o homem domina o morro depois da falência das UPPs. O elenco central conta ainda com Aline Borges e Dan Ferreira.

Além dos estreantes, Belmonte destaca a volta de Mariana, interpretada por Mariana Nunes, responsável por representar a perspectiva das comunidades e estabelecer um elo com o primeiro filme. Ele relata que o filme é resultado de um processo colaborativo com os atores, e que muitas cenas surgiram a partir dos ensaios.

O longa é produzido pela RT ​Features, de Rodrigo Teixeira, com coprodução da Buena Vista International e do Canal Brasil. Confira o trailer: