Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu jornalismo

Volta do Profissão Repórter supera edições anteriores

Audiência fica acima de 4 das 5 temporadas anteriores

Equipe Profissão Repórter - Patrick Szymshek/Globo

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Campinas

A estreia da nova temporada do Profissão Repórter, exibida na terça-feira (14), obteve números significativos de audiência em São Paulo e no Rio de Janeiro, principais praças do país. Em SP, o programa superou a estreia de quatro das cinco edições dos anos anteriores (2016, 2018, 2019 e 2021), só ficando atrás de 2017.

A capital paulista marcou 14 pontos, 3 a mais que a média das quatro terças-feiras anteriores na faixa horária. Isso equivale a um crescimento de 27%. O alcance no universo de TVs ligadas foi de 42%, a maior fatia desde a estreia do título como programa semanal, em 2009.

Já no Rio de Janeiro, o Profissão atingiu 15 pontos de audiência e abocanhou 41% de participação entre os televisores ligados, um crescimento de 25% na média de audiência da faixa, em comparação às quatro quartas-feiras anteriores.

A estreia da nova temporada superou a média dos primeiros episódios de quatro dos últimos cinco anos de exibição (2016, 2017, 2019 e 2021), só não sendo maior do que 2018. Em 2020, o Profissão Repórter não foi exibido devido à pandemia de Covid-19.

No Painel Nacional de Televisão (PNT), que soma a média das 15 regiões metropolitanas de maior consumo do país, a série de reportagens sobre os bastidores do resgate das vítimas do deslizamento de terra em Franco da Rocha, em São Paulo, marcou 12 pontos, superando os índices de estreia de 2019 e 2021.

O episódio acabou coincidindo com as novas enchentes que acontecem no Brasil, dessa vez em Petrópolis (RJ). Segundo a Defesa Civil, a chuva na cidade serrana do Rio de Janeiro foi a maior em 90 anos. Até a noite de quinta (17), passava de 100 o número de mortos no IML (Instituto Médico Legal), vítimas dos deslizamentos que acontecem desde o início da semana na região.

No comparativo com a média da faixa nas quatro quartas-feiras imediatamente anteriores do PNT, houve um crescimento de 3 pontos de audiência (+33%) e 8 pontos de participação (+26%).

Segundo a Kantar Ibope, cada ponto equivale a 205.755 pessoas na Grande São Paulo, 124.692 pessoas na Grande Rio de Janeiro e 713.821 pessoas nas 15 praças aferidas no PNT.