Zapping - Cristina Padiglione

São Paulo ficará sem ver Carnaval do Rio pela TV em abril

Desfiles simultâneos levam Globo a priorizar Sapucaí em rede nacional e a manter SP só com Sambódromo do Anhembi

Iza como rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense
Rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense, Iza participou da gravação do programa 'Seleção do Samba', que merecerá reprise de melhores momentos em fevereiro - Leandro Ribeiro

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Globo perdeu os direitos de transmissão de vários eventos relevantes no esporte, da Libertadores aos campeonatos regionais Paulista e Carioca, sem falar na Fórmula 1. Mas a emissora mantém sob suas rédeas a exclusividade sobre os desfiles dos grupos especiais do Carnaval do Rio e de São Paulo, que neste ano acontecerão em abril, com datas encavaladas.

Com o adiamento da folia, em razão do crescimento no número de infectados pela Covid-19 neste início de ano, a emissora garante presença na Sapucaí e no Anhembi, porém com sinais distintos em São Paulo.

Nos dias 20 e 21 de abril, vão ao ar os desfiles do Grupo de Acesso do Rio de Janeiro apenas para o Rio. Nos dias 22 e 23 de abril, entram na avenida as escolas do grupo especial, tradicionalmente conferidas por todo o país. Só que também nesses dias, a passarela do samba no Anhembi também receberá os desfiles das escolas de samba de São Paulo.

Dessa forma, a festa paulistana será transmitida apenas para o Estado paulista, enquanto o restante do Brasil acompanhará o Grupo Especial do Rio de Janeiro. É bem provável que os assinantes do GloboPlay tenham a oportunidade de acessar o show da Sapucaí pelo streaming, mas a emissora ainda não confirma tal opção.

A realização dos desfiles nas duas principais cidades do país marca a volta do evento após mais de dois anos, lembrando que a Unidos do Viradouro foi campeã do Carnaval carioca em 2020 e a Águia de Ouro se sagrou vencedora em São Paulo naquele ano.

A apuração, que também ocorre normalmente em dias distintos, será igualmente coincidente desta vez, de modo que a Globo privilegiará para a rede de todo o país, de novo, a transmissão das notas do Carnaval do Rio, deixando a apuração em São Paulo restrita ao Estado paulista.

E para não dizer que a semana de Carnaval no calendário normal passará em branco, a Globo vai relembrar os melhores momentos do programa ‘"Seleção do Samba", que acompanhou a escolha do samba-enredo pelas escolas. Nos dias 26 e 27 de fevereiro, serão exibidas as músicas que embalarão os desfiles das agremiações do Rio de Janeiro. E nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, o programa mostrará os hinos eleitos pelas escolas de São Paulo.