Globo abre mão da transmissão do Oscar na TV aberta
Evento será exclusivo dos canais TNT na TV, mas terá exibição pelo GloboPlay
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Detentora dos direitos de transmissão do Oscar desde a década de 1970, com pequenos intervalos em que a festa do cinema foi cardápio bem servido pelo SBT (de 1994 a 1996, e de 2000 a 2004), a Globo abrirá mão da transmissão do evento no dia 27 de março próximo, quando os vencedores de 2022 serão anunciados em cerimônia presencial em Los Angeles (EUA).
É verdade que todo ano a emissora entra na transmissão depois que metade da festa já aconteceu, priorizando Fantástico e BBB, mas, dessa vez, a ausência da premiação será para valer, deixando a cena na TV exclusivamente a cargo do canal pago TNT e do TNT Séries, da WarnerMedia.
Para não dizer que a Globo está totalmente fora da premiação, o evento terá transmissão pelo GloboPlay, que no ano passado montou uma apresentação totalmente à parte da TV Globo, com Marcelo Adnet, Paulo Vieira e Luciana Paes, enquanto a TV reunia Dira Paes, Maria Beltrão e Artur Xexéo, que morreu em junho passado.
O GloboPlay ainda planeja detalhes para a transmissão da vez, cujo custo pode ser coberto pelas assinaturas e propagandas veiculadas na plataforma. Já na TV aberta, o Oscar não mostra condições de ser um bom investimento. Negociado em dólar, com a moeda americana a R$ 6, fica praticamente inviável vender patrocínio capaz de cobrir o preço dos direitos do evento.
O TNT começa sua transmissão ainda no tapete vermelho, cenário que normalmente tem espaço privilegiado no canal E! A cerimônia de premiação, mais uma vez, terá o comando de Michel Arouca e Aline Diniz.
Os finalistas ao Oscar 2022 foram anunciados na manhã desta terça (8). Confira aqui a lista completa, encabeçada por "Ataque dos Cães", da Netflix, que soma 12 indicações.