Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu jornalismo

BandNews embarca no centenário da Semana de 22

Canal exibe "Pauliceia Desvairada", que simula como seria o evento hoje

Grafiteiros refazem obras da Semana de 22 na exposicao Abaparu Periferico, do Museu Catavento: obra da grafiteira Faty. - Rivaldo Gomes/Folhapress

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O diretor da animação "Tarsilinha", Kiko Mistrorigo, abriu o calendário de entrevistas especiais no BandNews sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna no domingo (13).

Ao longo desta semana também participam da série de entrevistas Márcia Camargo, historiadora e autora do livro "Semana de 22: Entre vaias e aplausos"; Esther Góes, atriz que já interpretou Tarsila do Amaral no cinema e no teatro por quatro vezes, e o diretor-presidente do Memorial da América Latina, Jorge Damião de Almeida.

O documentário "Semana de 22 - 100 anos" será exibido na quinta-feira (17), às 23 horas. O repórter Juliano Dip entrevistou a sobrinha de Tarsila do Amaral, historiadores, pintores e artistas sobre os 100 anos da semana de arte moderna, e traz um panorama de como o evento tem influências ainda nos dias de hoje.

No sábado (19), o BandNews vai exibir às 21h30 o documentário produzido pelo Arte 1 "Pauliceia Desvairada". Como seria a Semana de Arte Moderna hoje? Quem subiria ao palco do Theatro Municipal em São Paulo? A produção parte destas provocações para fazer uma análise crítica do evento de fevereiro de 1922 e seu impacto na história e na cultura nacional.

O documentário convoca artistas, intelectuais e críticos para atualizarem a imagem da arte brasileira que foi construída na época. A produção conta com performances inéditas e reencenações do que foi apresentado para a plateia do Municipal cem anos atrás.

O evento também permeia as programações da CNN Brasil, da Globo e da GloboNews, além da TV Cultura, ao longo dos próximos dias. E, para além da TV, a cidade de São Paulo também abriga comemorações do centenário em exposições e afins.