'O Poderoso Chefão' voltará aos cinemas em alta definição
Feita em tributo aos 50 anos do clássico, remasterização consumiu três anos de trabalho
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Está marcada para 24 de fevereiro, somente nos cinemas, a estreia da versão remasterizada em 4K HDR, o que equivale a uma qualidade de alta definição de imagem, de um dos maiores filmes da história: "O Poderoso Chefão" ("The Godfather"), de Francis Ford Coppola.
A data marca justamente o aniversário de 50 anos do lançamento do original, em 24 de fevereiro de 1972, com Marlon Brando no papel de Dom Corleone, e Al Pacino como Michael Corleone.
A Paramount Pictures lançou nesta quinta-feira (13) o primeiro trailer da edição especial a que os três filmes da trilogia foram submetidos. Os três títulos estarão disponíveis em todas as plataformas a partir de 22 de março, pela primeira vez no formatodigital.
"Tenho muito orgulho de 'O Poderoso Chefão', que certamente definiu o primeiro terço da minha vida criativa", disse Francis Ford Coppola em texto distribuído pela Paramount. O relançamento aproveita para embutir uma versão aditivada, digamos assim, de "O Poderoso Chefão 3", como o próprio diretor explica.
"Com este tributo ao 50º aniversário, estou especialmente feliz de 'O Poderoso Chefão 3 - Desfecho: A Morete de Michael Corleone' estar incluído, pois capta a visão original de Mario e minha ao concluir definitivamente nossa trilogia épica. Também é gratificante comemorar esse marco com a Paramount ao lado dos fãs maravilhosos que amam a trilogia há décadas, das gerações mais jovens, que ainda o consideram relevante hoje, e daqueles que o descobrirão pela primeira vez."
Adaptação do romance de Mario Puzo, "O Poderoso Chefão" narra a ascensão e queda da família Corleone, a partir de Dom Vito, imigrante siciliano que refaz sua vida em Nova York.
A remasterização atual consumiu três anos de expediente, lembrando que a trilogia já havia passado por uma restauração em 2007, pelas mãos do historiador de cinema Robert Harris. Usando esse trabalho como base, a equipe gastou milhares de horas para garantir que cada quadro fosse avaliado para criar a apresentação mais pura, mantendo-se fiel à aparência original dos filmes.
NÚMEROS DA RESTAURAÇÃO
• Mais de 300 caixas de filmes foram examinadas para encontrar a melhor resolução possível para cada quadro dos três filmes.
• Mais de 4000 horas foram consumidas para consertar manchas nos rolos, rasgos e outras anomalias nos negativos.
• Mais de 1000 horas se passaram para que fosse feita uma rigorosa correção de cores, a fim de garantir que as ferramentas de HDR fizessem jus à visão original de Coppola e do diretor de fotografia Gordon Willis.
• Além do áudio 5.1 aprovado por Walter Murch em 2007, as faixas mono originais de 'O Poderoso Chefão' e 'O Poderoso Chefão: Parte 2' foram restauradas.
Além de Brando e Pacino, o elenco traz James Caan, Robert Duvall, John Cazale, Diane Keaton, Richard Castellano, Sterling Hayden, Richard Conte, Talia Shire, Al Martino.
A belíssima trilha sonora, até hoje referência para assuntos sobre máfia, é assinada por Nino Rota.