Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu jornalismo

Em comum acordo, Globo e José Hamilton Ribeiro encerram contrato

Jornalista deve gravar despedida do público, após 41 anos na casa

SAO PAULO, SP, BRASIL, 26.02.19 - José Hamilton Ribeiro na exibicao do documentario "Inezita", com direção de Helio Goldsztejn, no Itau Cultural. - Foto: Marcus Leoni / Folhapress

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Após 41 anos de Globo, período quase todo dedicado ao Globo Rural, José Hamilton Ribeiro, 86, está deixando a emissora. A saída estava acertada desde 2019 para ocorrer em 2020, mas a Globo vinha adiando a rescisão em razão da pandemia.

O jornalista ainda deve gravar uma despedida especialmente para o fiel telespectador do Globo Rural, o que valerá também para sanar a comoção dos colegas de emissora por sua saída da casa.

Hamilton cobriu a Guerra do Vietnã para a revista Realidade em 1968. Passou ainda pela revista Quatro Rodas e pela Folha de S.Paulo, antes de chegar à Globo, onde esteve sobretudo no Globo Rural, mas também em reportagens para o Globo Repórter e o Fantástico.

A carreira foi iniciada há 64 anos na Rádio Bandeirantes. Hamilton escreveu 15 livros derivados de suas reportagens, a começar por "O Gosto da Guerra", sobre o Vietnã.

ADEUS

Outro profissional do jornalismo que encerrou contrato com a Globo foi Eduardo Faustini, repórter oculto que trazia denúncias ao Fantástico.