Cancelamento do SBT Brasil causa tensão no jornalismo da casa
Silvio Santos teria suspendido noticiário para poupar presidente; SBT não comenta
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A suspensão da edição de sábado (23) do SBT Brasil, pouco antes de seu horário de exibição, aumentou a tensão que já tomava conta do departamento de jornalismo da emissora. A ordem veio diretamente de Silvio Santos e configura fato inédito na história da emissora, que nunca deixou de levar ao ar o seu principal noticiário.
O patrão teria pedido que a edição de sábado não repercutisse mais a reunião ministerial de 22 de abril, divulgada na sexta-feira (22) a todos os veículos, por determinação do ministro Celso de Mello, do STF.
A equipe de jornalismo argumentou que ficaria estranho não voltar ao tema, que já tinha ocupado o noticiário de sexta, e Silvio então teria determinado a suspensão da edição, a fim de poupar o presidente Jair Bolsonaro. Procurada pela coluna, a assessoria de comunicação do SBT informou que a emissora não iria se pronunciar.
DEFESA
Pelo Twitter, o deputado Fábio Faria (PSD-RN), marido de Patrícia Abravanel, desmentiu que seu sogro, Silvio Santos, tivesse suspendido o jornal por causa vídeo da reunião ministerial: “Mentira, mentira, mentira. Jamais houve reclamação do governo sobre a divulgação do famoso vídeo no SBT. O governo comemorou o vídeo. Jamais o Silvio aceitaria qualquer tipo de interferência”, disse Faria.
Faria disse ainda que o SBT exibiria na íntegra o vídeo no Programa Silvio Santos deste domingo (24), mas isso não ocorreu. Apenas sete minutos foram ao ar, por volta das 19h30.
EU VOLTEI
Diferentemente do Conversa com Bial, que voltou ao ar em ritmo de videoconferência, o The Noite, de Danilo Gentili, retoma nesta segunda-feira (25) suas edições inéditas em caráter presencial no estúdio. Assim como seu concorrente, ele escolheu alguém de casa para a volta, no caso, o jornalista Roberto Cabrini.
REFORMA
A Globo inicia nesta segunda-feira (25) uma nova grade de programação matutina, agora sem o Combate ao Coronavírus, que ocupou a grade durante dois meses. O Bom Dia Brasil ficará no ar até as 10h, com uma hora a mais, e o Encontro passará a ter duas horas de duração, ficando em cena entre 10h e meio-dia.
AUDIÊNCIA
9 pontos
teve o Bom Dia Brasil na quarta-feira (20) na Grande São Paulo
7 pontos
registrou o Encontro na quarta (2), com Fátima Bernardes
A BOA DO DIA
Em temporada que celebra os 70 anos da TV no Brasil, Bial recebe Daniel Filho
Conversa com Bial: Globo, à 0h30