Dispensado pela Globo, Aguinaldo Silva não é citado nas chamadas de 'Fina Estampa'
Emissora alega que reprises nem sempre creditam autoria; outros citam urgência da decisão
Diferentemente daquele rufar de tambores que a Globo costuma fazer ao anunciar a autoria das novelas que vai exibir, “Fina Estampa” não mereceu, até sexta-feira (20), qualquer menção a Aguinaldo Silva.
O dramaturgo, que em sua última novela na emissora, “O Sétimo Guardião”, foi apresentado como “vencedor do Emmy” (e ele tem duas estatuetas), nem foi citado como autor da trama, escolhida para tapar o buraco da faixa nobre em razão do recesso nas gravações das novelas atuais, motivado pelo coronavírus.
Aguinaldo foi dispensado pela Globo após mais de 40 anos de serviços prestados à casa, no fim de fevereiro. A Globo alega que nem toda reprise se enquadra no padrão de citar a autoria, mas a menção aos créditos é uma antiga batalha da categoria e costuma ser contemplada.
Há ainda quem defenda na Globo que as chamadas foram feitas às pressas e tampouco incluem o nome do diretor (aliás, Wolf Maya, também ex-funcionário da casa).
ACASO
Outra questão que deve ser observada na reprise de “Fina Estampa” é a presença de José Mayer, ator que a Globo levou à geladeira desde uma acusação de assédio sexual, em 2017. De lá para cá, ele quase não saiu da tela, presente que está em várias novelas exibidas pelo canal Viva e pela própria Globo, no Valer a Pena Ver de Novo. Esta será, no entanto, sua primeira aparição no horário nobre em três anos.
GRAVADO
O Made In Japão, reality show pilotado por Sabrina Sato no Domingo Show, da Record TV, já está todo gravado, e por isso não sofrerá interferências em relação ao coronavírus. O programa, aliás, tem material inédito pronto para mais duas semanas. A Record avalia as mudanças necessárias depois disso.
COVER
Rodrigo Teaser, espécie de cover oficial de Michael Jackson no Brasil, encontra o pequeno Danilo Ruan, que imita o astro pop em cena do Hora do Faro deste domingo (22), na Record TV. O apresentador aproveita a presença do pequeno para contracenar com ele no quadro Dança, Gatinho.
AUDIÊNCIA
37,3 pontos
foi a média do Jornal Nacional na quinta-feira (19), quando o noticiário ultrapassou a novela das nove, “Amor de Mãe”, que teve 37,1 pontos, sendo o programa mais visto da Globo nessa data, em SP
31,7 pontos
foi o saldo de “Salve-se Que Puder”, novela das sete da Globo, na quinta. A emissora tem abocanhado fatia maior que as concorrentes no crescimento do número de TVs ligadas da temporada
A BOA DO DIA
O Altas Horas reprisa edição especial com Sandy e Junior: 30 anos
Globo, às 23h