Diretor de 'Gremlins' diz que Baby Yoda é 'apenas copiado' do clássico dos anos 80
Apesar da acusação, Joe Dante afirmou que não pretende processar a Disney
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O personagem Grogu, mais conhecido como Baby Yoda pelos fãs de "The Mandalorian" (Disney), acabou se envolvendo em uma polêmica nesta semana. Após muitas comparações com o personagem Gizmo, protagonista do filme "Gremlins" (1984), o diretor do clássico se pronunciou.
Joe Dante afirmou que o Baby Yoda é "completamente roubado e apenas copiado. Descaradamente". Para ele, a semelhança do alienígena da ficção com o personagem do filme estrelado por Phoebe Cates e Zach Galligan não é coincidência.
No entanto, Dante afirmou, em entrevista publicada pelo jornal San Francisco Chronicle, não ter planos para processar a Disney –que detém os direitos do personagem e do universo de "Star Wars", criado por George Lucas.
O showrunner de "The Mandalorian", Jon Favreau, explicou que o Baby Yoda foi criado com referências em outro personagem: o ET, de Steven Spielberg. "O diretor de animação, Dave Filoni, fez um esboço de uma espécie de momento Michelangelo/ET, e isso foi uma fonte de inspiração", disse, em entrevista ao site Deadline.
A imprensa internacional atribui a decisão de Dante não seguir com um processo à dificuldade de descobrir qual personagem surgiu primeiro, já que o Baby Yoda é uma versão jovem do icônico Yoda, personagem criado em 1980 para o filme "Star Wars: O Império Contra-Ataca", quatro anos antes da estreia de "Gremlins".