Foto da rainha Elizabeth 2ª com netos também teria sido manipulada
Após polêmica com Kate Middleton, agência de fotografias aponta edição
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Uma segunda fotografia da Rainha Elizabeth 2ª com seus netos e bisnetos foi sinalizada como "digitalmente manipulada", após a polêmica de edição da foto de Kate Middleton com os filhos. A agência de fotos Guetty Images apontou alguns erros.
A foto, tirada em Balmoral em agosto de 2022, e divulgada pelo Palácio de Buckingham em 21 de abril do ano passado para marcar o que seria o 97º aniversário da falecida rainha, mostra Elizabeth cercada de seus netos e bisnetos. Um porta-voz da agência disse que a imagem foi revisada e recebeu uma nota do editor, que atesta uma manipulação digital na foto original.
Entre os erros apontados pela Guetty e pela CNN, estão uma linha vertical da estampa da saia da falecida rainha, que não corresponde ao padrão, uma sombra escura atrás da orelha do Príncipe Louis e um pequeno remendo preto semelhante atrás da gola da camisa do Príncipe George.
A luz no braço direito de James, Conde de Wessex, é inconsistente com a iluminação da foto. A iluminação no lado direito da cabeça de Savannah Phillips é inconsistente. Seus cabelos também estão cortados e há um desalinhamento na dobra de seu cotovelo. A borda horizontal do piano e o espaço entre os dois quadros também aparecem borrados.
O Palácio de Buckingham ainda não se manifestou sobre a foto.