Celebridades

Mais de 500 artistas e intelectuais assinam manifesto em repúdio à falas de Regina Duarte

Secretária especial da Cultura deu chilique em entrevista à CNN Brasil

Em entrevista à CNN Brasil, secretária especial da Cultura diz que optou por mandar mensagens às famílias, em vez de fazer homenagens públicas - Agência Brasil

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Mais de 500 artistas e intelectuais assinaram uma manifestação em repúdio às declarações da Secretária especial da Cultura, Regina Duarte, em entrevista na última quinta-feira (7) ao canal CNN Brasil.

Na ocasião, Duarte deu chilique em frente aos repórteres, minimizou torturas durante a ditadura militar e menosprezou as mortes causadas pelo novo coronavírus no país.

Rita Lee, Fábio Porchat, Antonio Prata, Patrícia Pillar, Emicida, Cao Hamburger, Ana Muylaert, Andreia Horta, Caetano Veloso e Zezé Motta estão entre os artistas que assinaram o manifesto.

"Somos artistas brasileiros e fazemos parte da maioria que entende a gravidade do momento que estamos vivendo e pedimos respeito aos mortos e àqueles que lutam pela própria sobrevivência no país devastado pela pandemia e pela nefasta ineficiência do poder público", diz o texto.

"Fazemos parte da maioria de brasileiros que não tolera os crimes cometidos por qualquer governo, que repudia a corrupção e a tortura e que não deseja a volta da ditadura militar. Fazemos parte da maioria que não aceita os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão", complementam os artistas.

O abaixo-assinado veio a público um dia após Xuxa Meneghel, 57, pedir a Ivete Sangalo, 47, que falasse sobre a a entrevista da secretária em um live que a cantora fazia. Ivete ignorou o pedido e o nome de Xuxa chegou a ficar entre os dez mais citados no Twitter. Nenhuma das duas assinou o manifesto.