Celebridades

Elton John critica difamação 'implacável' de Harry e Meghan Markle na mídia

Cantor diz que ofereceu jato particular ao casal por motivos de segurança

Príncipe Harry cumprimenta cantor Elton John em Londres - Paul Hackett-13.nov.2015/Reuters
Jill Serjeant Alistair Smout
Los Angeles e Londres

Elton John manifestou apoio ao príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle, qualificando-os como um casal pé no chão e trabalhador que está sendo atacado injustamente pela mídia por ter usado jatos particulares para visitá-lo no sul da França.

John lembrou sua amizade com a mãe de Harry, a falecida princesa Diana, em uma série de tuítes publicada nesta segunda-feira (19) na qual apelou à imprensa para que pare com os quase diários "assassinatos implacáveis e falsos de seu caráter".

O cantor de "Rocketman" reagia a críticas surgidas no Reino Unido a duas férias recentes do duque e da duquesa de Sussex e de seu bebê de três meses, Archie, à Espanha e ao sul da França, onde o casal se hospedou na vila de John em Nice.

No final de semana, o jornal britânico Sun acusou o casal real --o neto da rainha Elizabeth 2ª e sua esposa e ex-atriz– de ser "guerreiros ecológicos" hipócritas por voarem em jatos particulares apesar de expressarem preocupação com a natureza e a conservação ambiental.

"Dumbo Jet", disse a manchete da edição de domingo do Sun sobre as viagens de Harry e Meghan, com uma foto e uma legenda fazendo piada das "milhas do herdeiro". John disse ter ficado "profundamente aflito com o relato distorcido e maldoso da imprensa" sobre a visita do casal a Nice na semana passada.

Ele acrescentou que ofereceu um jato particular para Harry e Meghan irem à sua casa por motivos de segurança, mas mencionou uma contribuição à entidade Carbon Footprint Ltd, que compensa emissões de carbono financiando projetos ecológicos. Mas alguns ambientalistas disseram que tais viagens deveriam ser afastadas de vez. 

"Um avião de carreira é mais de dez vezes mais poluidor do que um trem moderno, e jatos particulares são dez vezes ainda mais poluidores", disse Paul Morozzo, do Greenpeace britânico. "É de importância vital que todos os que voam com frequência reduzam o número de voos que tomam se for para confrontarmos a emergência climática."

O casamento de Harry e Meghan, em maio de 2018, foi marcado por grandes manifestações de afeto no Reino Unido, mas menos de um ano depois o casal se tornou alvo de uma avalanche de reportagens negativas –dos US$ 3 milhões do custo de uma reforma de sua casa nova aos textos apelidando Meghan Markle de "duquesa difícil".