Calma e bem-estar: Conheça os benefícios trazidos pela pedra turquesa
Pedra já foi usada por egípcios, astecas e até índios americanos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A pedra turquesa já foi considerada a pedra símbolo da Pérsia, também muito usada pelos antigos egípcios, astecas, povos mesopotâmios, chineses e até pelos índios americanos, especialmente os navajos.
Todos esses povos utilizaram a turquesa por sua beleza e, principalmente, como amuleto para proteger de energias externas e sinalizar –por meio da mudança de tonalidade da pedra– o estado de saúde das pessoas.
Só a cor da pedra já encanta: entre o azul e o verde, a turquesa é uma cor envolvente, refrescante e tranquilizante. Suas referências são sempre ligadas à beleza e ao bem-estar como, por exemplo, o mar turquesa.
Além de ser bonita, a pedra relaxa todo o sistema nervoso, acalma a mente e ajuda a verbalizar os pensamentos. A turquesa oferece uma energia de paz, harmonia e equilíbrio, e pode também auxiliar pessoas a lidarem de forma apropriada com as situações difíceis da vida.
PEDRA TURQUESA PODE MELHORAR QUALIDADE DE VIDA
Além disso, a turquesa combate a ansiedade e pode amenizar a dificuldade para dormir, o excitamento nervoso, a falta de fé em si mesmo, o negativismo, os pensamentos repetitivos e a inflexibilidade.
Também melhora a qualidade de vida, pois trabalha o bem-estar físico e o aumento da imunidade. Como se não bastassem todos esses benefícios, a pedra ainda nos anima a começar de novo com forças renovadas e ideias novas.
A turquesa é indicada para os momentos em que nos sentimos sozinhos e também nos ajuda a ser mais comunicativos, sensíveis e criativos. No geral, nos sintoniza com a energia de integridade, poder, seriedade, generosidade, saúde, cura, frescor e limpeza.
MEDITAÇÃO COM A PEDRA TURQUESA
CHAKRA FRONTAL: RELAXAMENTO
Colocada no chakra frontal (localizado entre as sobrancelhas), proporciona clareza nos pensamentos, aprofundamento no aprendizado e limpeza dos pensamentos repetitivos. A seguir, veja um passo a passo para meditar com a pedra turquesa e obter um estado de relaxamento:
> Coloque a pedra no chakra frontal
> Respire lenta e profundamente de 15 a 20 minutos
> Imagine que está inspirando um ar azul
> Faça o exercício de duas a três vezes na semana
CHAKRA LARÍNGEO: DESBLOQUEIO
Usada no chakra laríngeo (localizado na altura da garganta), a turquesa ajuda a expressar o conhecimento por meio de palavras, desbloqueando e dissolvendo inibições exageradas. A seguir, veja um passo a passo para meditar com a pedra turquesa e melhorar a sua expressividade:
> Posicione a pedra sobre a região da garganta
> Respire lenta e profundamente de 15 a 20 minutos
> Imagine que você está inspirando o ar azul
> Faça o exercício de duas a três vezes na semana
COMO CUIDAR DA PEDRA TURQUESA
Por ser uma pedra macia, evite limpá-la na água (nunca a deixe de “molho”, por exemplo). Opte por deixá-la em cima de uma drusa ou sob o sol, de duas a três horas. Use e abuse dos poderes da pedra turquesa para obter calma e bem-estar em sua vida.