Você viu?

Oscar 2017 anuncia vencedor errado: veja outras 8 gafes em premiações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Na noite de domingo (26), durante a cerimônia do Oscar, "La La Land - Cantando Estações" foi anunciado por engano como ganhador do Oscar de melhor filme.

Parte do discurso de aceitação do prêmio já havia sido feito quando a revelação da gafe — no auge da cerimônia — caiu como uma bomba. O verdadeiro vencedor era "Moonlight - Sob a Luz do Luar". 

Confusão marcou o Oscar 2017
Confusão entre vencedores marcou o Oscar 2017 - Reprodução

No entanto, não foi a primeira vez que o vencedor errado foi anunciado em uma cerimônia de premiação ao vivo na TV. Veja alguns outros exemplos:

Rainha por um minuto

Uma das maiores gafes da história das premiações ocorreu no concurso Miss Universo de 2015, quando o apresentador Steve Harvey anunciou a Miss Colômbia, Ariadna Gutierrez, como a grande vencedora. Na verdade, quem havia vencido era a Miss Filipinas, Pia Alonzo Wurtzbach.

Foi o próprio Harvey quem anunciou o erro, um minuto depois da confusão. A coroa foi retirada da cabeça de Gutierrez e colocada sobre a de Wurtzbach.

O anúncio equivocado da vencedora do 'Miss Universo'
O anúncio equivocado da vencedora do 'Miss Universo' - Reprodução/Fox Channel

Envelope errado

Um pedaço de papel foi a causa da confusão no Mobo Awards 2016 (dedicado à música negra na Grã-Bretanha) quando o prêmio por melhor canção foi dado ao vencedor errado.

O trio de R&B WSTRN foi anunciado como ganhador e ficou quase uma hora com o prêmio antes de ser constatado que o vencedor era outro, o MC Abra Cadabra.

Os apresentadores, Rickie Williams e Melvin Odoom, anunciaram o erro e explicaram que "alguém pegou o envelope errado".

Tensão entre Taylor e Kanye

A cantora Taylor Swift tinha acabado de vencer o prêmio de "Melhor Vídeo Feminino" por sua canção "You Belong with Me" no Video Music Awards (VMA) em 2009. Mas o rapper Kannye West não concordou com a premiação.

Antes de Taylor iniciar seu discurso de agradecimento, o cantor tomou-lhe o microfone e disse à plateia - e para todos assistindo à transmissão ao vivo da cerimônia pela TV - que Beyoncé deveria ter sido premiada.

A Taylor Swift só restou ficar chocada com a reação de West. A partir daí, ambos passaram a trocar farpas pela imprensa, pelo Twitter ou por discursos de aceitação de prêmios.

Kanye West não ficou muito feliz com a vitória de Taylor Swift
Kanye West não ficou muito feliz com a vitória de Taylor Swift - Reuters/Gary Hershorn

Gafe nas passarelas

Kelsey  Martinovich já havia sido coroada campeã do reality  show "Australia's Next Top Model", e estava na metade de seu discurso de agradecimento quando a apresentadora do programa, Sarah  Murdoch, anunciou que a vencedora era, na verdade, outra competidora, Amanda Ware. "Isso é o que acontece quando você faz TV ao vivo, pessoal", desculpou-se a apresentadora.

Confusão no 'Eurovision'

O público já havia começado a votar em quem representaria o Reino Unido no 'Eurovision', um conhecido e tradicional concurso anual europeu de músicas. A disputa era entre a banda pop Scooch e a cantora Cyndi.

Os apresentadores, Terry Wogan e Fearne Cotton, acabaram anunciando ao vivo, simultaneamente, vencedores diferentes. Momentos depois da confusão, Cotton revelou que Scooch havia vencido o voto popular.

Em um comunicado, a BBC, que transmitiu a premiação, desculpou-se pelo ocorrido e confirmou que a banda pop realmente havia sido a vencedora e viajaria a Helsinki, capital da Finlândia, onde ocorreria o festival daquele ano.

Bolo e erro

Estranhamente, o cantor Michael Jackson, morto em 2009, aceitou um prêmio não existente no VMA de 2002.

A entrega do VMA concidiu com o dia do aniversário do 'Rei do Pop' naquele ano. Depois de ser chamado ao palco para receber um bolo, a cantora Britney Spears disse à plateia que o considerava "o artista do milênio".

Jackson começou então um discurso de agradecimento: "Quando eu era um menino crescendo em Indiana, se alguém um dia tivesse me dito que, como músico, eu ganharia o prêmio de artista do milênio, não acreditaria", disse ele. O cantor agradeceu a Deus, à sua mãe, à cantora Diana Ross e ao mágico David Blaine, entre outros.

Michael Jackson se confundiu no VMA de 2002
Michael Jackson se confundiu no VMA de 2002 - Reprodução/MTV

Katy Perry em Cannes

A cantora Katy Perry aceitou o prêmio de "Melhor Canção Internacional" durante o prêmio NRJ Music Awards 2009, em Cannes, na França. No entanto, a láurea não era para ela e deveria ter sido entregue à também cantora Rihanna.

O constrangimento de Perry foi aliviado ligeiramente por ter ganhado - de verdade - o prêmio de "Melhor Álbum Internacional" na mesma cerimônia.

Bebida além da conta

O DJ Brandon Block subiu ao palco durante a cerimônia de premiação do Brit Awards, em 2000, acreditando que havia sido anunciado como ganhador de um prêmio.

Isso ocorreu quando o guitarrista dos Rolling Stones Ronnie Wood e a atriz de "Beleza Americana" Thora Birch estavam anunciando a entrega do prêmio de "Melhor Trilha Sonora", para o filme "Um Lugar Chamado Notting Hill".

Block afirmou em seguida que, depois de aproveitar os comes e bebes "ao máximo", foi enganado por amigos que o fizeram acreditar ter sido premiado. O DJ acabou sendo retirado do palco pelos seguranças.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias