Oscar 2017 anuncia vencedor errado: veja outras 8 gafes em premiações
Na noite de domingo (26), durante a cerimônia do Oscar, "La La Land - Cantando Estações" foi anunciado por engano como ganhador do Oscar de melhor filme.
Parte do discurso de aceitação do prêmio já havia sido feito quando a revelação da gafe — no auge da cerimônia — caiu como uma bomba. O verdadeiro vencedor era "Moonlight - Sob a Luz do Luar".
No entanto, não foi a primeira vez que o vencedor errado foi anunciado em uma cerimônia de premiação ao vivo na TV. Veja alguns outros exemplos:
Rainha por um minuto
Uma das maiores gafes da história das premiações ocorreu no concurso Miss Universo de 2015, quando o apresentador Steve Harvey anunciou a Miss Colômbia, Ariadna Gutierrez, como a grande vencedora. Na verdade, quem havia vencido era a Miss Filipinas, Pia Alonzo Wurtzbach.
Foi o próprio Harvey quem anunciou o erro, um minuto depois da confusão. A coroa foi retirada da cabeça de Gutierrez e colocada sobre a de Wurtzbach.
Envelope errado
Um pedaço de papel foi a causa da confusão no Mobo Awards 2016 (dedicado à música negra na Grã-Bretanha) quando o prêmio por melhor canção foi dado ao vencedor errado.
O trio de R&B WSTRN foi anunciado como ganhador e ficou quase uma hora com o prêmio antes de ser constatado que o vencedor era outro, o MC Abra Cadabra.
Os apresentadores, Rickie Williams e Melvin Odoom, anunciaram o erro e explicaram que "alguém pegou o envelope errado".
Tensão entre Taylor e Kanye
A cantora Taylor Swift tinha acabado de vencer o prêmio de "Melhor Vídeo Feminino" por sua canção "You Belong with Me" no Video Music Awards (VMA) em 2009. Mas o rapper Kannye West não concordou com a premiação.
Antes de Taylor iniciar seu discurso de agradecimento, o cantor tomou-lhe o microfone e disse à plateia - e para todos assistindo à transmissão ao vivo da cerimônia pela TV - que Beyoncé deveria ter sido premiada.
A Taylor Swift só restou ficar chocada com a reação de West. A partir daí, ambos passaram a trocar farpas pela imprensa, pelo Twitter ou por discursos de aceitação de prêmios.
Gafe nas passarelas
Kelsey Martinovich já havia sido coroada campeã do reality show "Australia's Next Top Model", e estava na metade de seu discurso de agradecimento quando a apresentadora do programa, Sarah Murdoch, anunciou que a vencedora era, na verdade, outra competidora, Amanda Ware. "Isso é o que acontece quando você faz TV ao vivo, pessoal", desculpou-se a apresentadora.
Confusão no 'Eurovision'
O público já havia começado a votar em quem representaria o Reino Unido no 'Eurovision', um conhecido e tradicional concurso anual europeu de músicas. A disputa era entre a banda pop Scooch e a cantora Cyndi.
Os apresentadores, Terry Wogan e Fearne Cotton, acabaram anunciando ao vivo, simultaneamente, vencedores diferentes. Momentos depois da confusão, Cotton revelou que Scooch havia vencido o voto popular.
Em um comunicado, a BBC, que transmitiu a premiação, desculpou-se pelo ocorrido e confirmou que a banda pop realmente havia sido a vencedora e viajaria a Helsinki, capital da Finlândia, onde ocorreria o festival daquele ano.
Bolo e erro
Estranhamente, o cantor Michael Jackson, morto em 2009, aceitou um prêmio não existente no VMA de 2002.
A entrega do VMA concidiu com o dia do aniversário do 'Rei do Pop' naquele ano. Depois de ser chamado ao palco para receber um bolo, a cantora Britney Spears disse à plateia que o considerava "o artista do milênio".
Jackson começou então um discurso de agradecimento: "Quando eu era um menino crescendo em Indiana, se alguém um dia tivesse me dito que, como músico, eu ganharia o prêmio de artista do milênio, não acreditaria", disse ele. O cantor agradeceu a Deus, à sua mãe, à cantora Diana Ross e ao mágico David Blaine, entre outros.
Katy Perry em Cannes
A cantora Katy Perry aceitou o prêmio de "Melhor Canção Internacional" durante o prêmio NRJ Music Awards 2009, em Cannes, na França. No entanto, a láurea não era para ela e deveria ter sido entregue à também cantora Rihanna.
O constrangimento de Perry foi aliviado ligeiramente por ter ganhado - de verdade - o prêmio de "Melhor Álbum Internacional" na mesma cerimônia.
Bebida além da conta
O DJ Brandon Block subiu ao palco durante a cerimônia de premiação do Brit Awards, em 2000, acreditando que havia sido anunciado como ganhador de um prêmio.
Isso ocorreu quando o guitarrista dos Rolling Stones Ronnie Wood e a atriz de "Beleza Americana" Thora Birch estavam anunciando a entrega do prêmio de "Melhor Trilha Sonora", para o filme "Um Lugar Chamado Notting Hill".
Block afirmou em seguida que, depois de aproveitar os comes e bebes "ao máximo", foi enganado por amigos que o fizeram acreditar ter sido premiado. O DJ acabou sendo retirado do palco pelos seguranças.
Comentários
Ver todos os comentários