Você viu?

Aos 116 anos, pessoa mais velha do mundo morre em Nova York

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A pessoa mais velha do mundo, Susannah Mushatt Jones, morreu na cidade de Nova York aos 116 anos de idade na quinta-feira (12), informou uma entidade de pesquisa.

Ela comemorou aniversário em julho passado, quando recebeu o certificado do Guinness que a reconhecia como detentora do título.

A morte de Susannah faz de Emma Morano-Martinuzzi, que mora na Itália e também tem 116 anos, a nova pessoa mais velha do planeta, de acordo com o Grupo de Pesquisa de Gerontologia.

Susannah, que nasceu no Estado norte-americano do Alabama em 1899, era filha de agricultores e neta de escravos. 

 Depois de se formar no ensino secundário, ela se mudou em 1922 para Nova Jersey. Foi aceita para cursar a universidade, mas seus pais não tinham como pagar pelos estudos.

Susannah então seguiu para Nova York, onde trabalhou como empregada doméstica e cuidadora de crianças, segundo o Livro Guinness de Recordes e o Vandalia Senior Center do Brooklyn, bairro de Nova York onde ela morava.

Aposentada em 1965, Susannah dizia que dormir bastante era o segredo de sua longevidade e que nunca fumou nem bebeu álcool. 

Jones ficou cega e tinha dificuldades para ouvir, mas só tomava dois medicamentos por dia e não costumava ficar na cama o tempo todo, segundo o site do Guinness.

Antes de Susannah, o título de pessoa mais velha do mundo pertencia a outra afro-americana, Jeralean Talley. Ela, que manteve o hobby de jogar boliche até os 104 anos, também morreu aos 116 anos, em junho de 2015.

Yisrael Kristal, um sobrevivente do Holocausto que vive no Estado de Israel é o homem mais velho do mundo, com 112 anos, de acordo com o Guiness World Records.

​A pessoa comprovadamente mais velha da história foi a francesa Jeanne Calment, que faleceu em 1997 com 122 anos e 164 dias, disse o grupo de pesquisa.

Com a morte de Susannah, restam somente 4 sobreviventes do século 19 no mundo.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem