Você viu?

Iraque elege sua primeira miss em mais de 40 anos; confira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma iraquiana de 20 anos foi eleita no sábado (19) Miss Iraque na primeira cerimônia do gênero organizada desde 1972 no país, que tenta retornar a normalidade apesar da guerra contra o Estado Islâmico.

Shaymaa Qassim Abdelrahman, uma jovem esbelta de olhos verdes da cidade multiétnica de Kirkuk foi coroada pelo júri em concurso celebrado em um grande hotel de Bagdá.

As oito candidatas presentes não desfilaram no tradicional traje de banho, como acontece sempre em concursos internacionais —também não foi servida nenhuma bebida alcoólica na cerimônia.

'Shakira do Curdistão', cantora pop desafia o Estado Islâmico no Iraque

"Estou muito feliz que o Iraque avance, graças a Deus", declarou à agência de notícias AFP. "Esta cerimônia trouxe de volta o sorriso aos iraquianos", emendou.

A jovem disse ainda que pretende usar sua nova notoriedade para promover a educação, sobretudo entre a população mais atingida pelo conflito com os jihadistas, que conquistaram parte do território iraquiano desde 2014.

Antes, o último Miss Iraque fora celebrado em 1972, quando o país vivia um auge econômico graças a suas importantes fontes de petróleo. Também em março deste anos se celebrou o mais importante desfile de moda em Bagdá em vários anos. Cerca de 500 pessoas admiraram as 15 modelos vestidas por seis estilistas locais, que desfilaram ao som de música árabe.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias