Você viu?

Mascote 'assustador' ajuda a viralizar time desconhecido escocês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Dentro da máxima de que não existe má publicidade, o clube de futebol Partick Thistle, da Escócia, não tem muito do que reclamar.

A pequena equipe da já tímida liga escocesa, uma prima pobre dos dois grandes rivais da cidade de Glasgow, o Celtic e o Rangers, "viralizou" essa semana quando divulgou imagens de um novo mascote que foi imediatamente "deserdado" pelos torcedores.

ASSUSTADOR

Criado pelo artista escocês David Shrigley, que já foi finalista do Turner Prize, a mais importante honraria britânica para as artes plásticas, o mascote criou controvérsia justamente por fugir dos padrões estéticos mais comuns —em vez de bichos, Shrigley, torcedor do Thistle, produziu uma criatura inspirada no logotipo do novo patrocinador do time— o sol nascente do fundo de investimentos americano Kingsford Capital Management.

O logo do patrocinador do time também foi redesenhado pelo artista.

Crédito: Mascote 'assustador' ajuda a viralizar time desconhecido escocês
Mascote 'assustador' ajuda a viralizar time desconhecido escocês

O problema é que, para muitas pessoas, o mascote, Kingsley, ficou longe do que esperavam de um personagem para animar a torcida.

Nas mídias sociais, torcedores compararam Kingsley a uma versão maléfica da personagem Lisa, do desenho animado "Os Simpsons". Houve ainda quem visse um Pokemon malvado e que temesse ver os torcedores mais jovens com medo.

No entanto, o mascote inspirou um festival de memes na internet —incluindo alguns usando a Santa Ceia— e despertou uma atenção internacional que o Thistle até hoje jamais alcançou com seus resultados em campo.

Até porque o debate chegou ao meio artístico: crítico de arte do jornal britânico The Guardian, Jonathan Jones exaltou a alternativa do clube por algo fora dos padrões. "Bons artistas não fazem coisas fofinhas e David Shrigley capturou com esse mascote a essência da agressividade esportiva. Esse mascote grotesco é pura arte", afirmou Jones, que comparou Kingsley às criaturas surrealistas concebidas pelo pintor catalão Joan Miró.

O Thistle, porém, prefere confiar numa ofensiva de charme: nesta quarta-feira, o mascote passeou pelas ruas de Glasgow, a convite do jornal escocês "Daily Record".

No entanto, o mesmo jornal fez uma enquete perguntando a seus leitores se Kingsley era o "pior mascote de todos os tempos".

Até a tarde desta quarta-feira (29), 66% dos votantes tinham respondido "sim".

Curiosamente, o antecessor de Kingsley, a abelha Jaggy McBee, também recebeu algumas críticas do público e da mídia.

Leia mais
Patrocinadores da Fifa elogiam renúncia de Blatter
Cinco momentos curiosos que marcaram história da Copa América

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias