Televisão

Palavras estrangeiras atrapalham apresentadores da Globo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quem vê os apresentadores certinhos dos telejornais da Globo não percebe, mas nem sempre é fácil dar as notícias com naturalidade.

Palavras estrangeiras estão entre os principais complicadores de quem enfrenta a bancada ao vivo.

No ano passado, em um dos casos que mais chamou a atenção do público, William Bonner e companhia tiveram de pronunciar, como se não fosse nada demais, o nome do vulcão islandês Eyjafjallajökull, que causou caos aéreo na Europa ao entrar em erupção.

Uma dica dos fonoaudiólogos para quem vai ter que falar palavras difíceis como essa em público é dividi-la em partes menores. No caso do vulcão, pronuncia-se algo como "êia-fiétlar-iogut".

A experiência pessoal de cada apresentador também conta bastante. Muitos deles já moraram em outros países, e acabam acrescentando o sotaque do lugar ao modo como dizem determinadas expressões.

Bonner, que nunca trabalhou como correspondente, já participou de coberturas internacionais e tem um inglês neutro.

Veja o apresentador falando sobre o "Jornal Nacional" em inglês:


O F5 resolveu testar como é a pronúncia dos apresentadores dos diferentes telejornais da emissora. A expressão escolhida foi Standard & Poor's, nome de uma agência de classificação de riscos que foi bastante comentada nos últimos meses por rebaixar as notas da Itália e dos Estados Unidos --e por elevar a do Brasil.

A agência foi citada em todos os telejornais da Globo, de formas completamente diferentes (confira abaixo). Apenas o "Jornal Hoje" optou por não dizer o nome em inglês, provavelmente por conta da linha mais descontraída que adota.

Procurada, a Globo não respondeu se orienta seus apresentadores a falar de uma forma específica ou se eles podem usar a pronuncia que preferem.

Veja como foi dito Standard & Poor's em cada telejornal:


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias