Televisão

Criador de 'Betty, a feia', Fernando Gaitán morre na Colômbia

Roteirista também criou outras telenovelas de sucesso, como 'Café com aroma de mulher'

Ana Maria Orozco e Jorge Abelló, protagonistas da novela 'Betty, a Feia' - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bogotá

O roteirista colombiano Fernando Gaitán, criador da novela colombiana "Betty, a feia", morreu nesta terça-feira (29) em Bogotá, informou a clínica onde estava internado. No Brasil, o folhetim de sucesso mundial foi exibido pela RedeTV! em 2002

"O paciente Fernando Gaitán Salom, roteirista e produtor de televisão, morreu hoje às 13h46 (16h46 em Brasília)", informou em um comunicado a Clínica del Country, no norte da capital, onde foi atendido. 

Gaitán, de 58 anos, entrou "no serviço de emergências com parada cardiorrespiratória, e sem responder às manobras de reanimação instauradas", acrescentou.

O criador da novela colombiana "Betty, a Feia", Fernando Gaitán, recebe homenageado no 9Ê Fórum Brasil - Mercado Internacional de TV, em São Paulo (SP) - Eduardo Anizelli - 3.jun.2008/Folhapress

O roteirista bogotano consolidou sua carreira com "Betty, a feia", declarada em 2010 a novela mais bem-sucedida de todos os tempos pelo livro Guinness World Records.

A produção, que na Colômbia foi emitida entre 1999 e 2001, mostrou o casamento de Don Armando, o presidente de uma companhia de moda, e sua secretária Betty, que passa por uma transformação física.

Transmitida em mais de 120 países, a telenovela teve ao menos menos 28 adaptações, um spin-off e até uma versão animada. Além disso, Gaitán fez em 2017 uma adaptação para o teatro, que contou com o elenco original e uma turnê por vários países latino-americanos.

O ator Jorge Enrique Abello, que interpretou Don Armando, lamentou a morte de Gaitán. "Grande amigo, grande dor hoje", disse à W Radio. 

O roteirista também criou outras telenovelas de sucesso, como "Café com aroma de mulher", em 1994; "Hasta que la plata nos separe", em 2006; e "A corazón abierto", em 2010.

Gaitán tinha assinado um contrato com a Sony Pictures e estava desenvolvendo uma minissérie para a plataforma digital da empresa que misturava a comédia romântica e o thriller, informaram à AFP fontes da indústria.

AFP
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem