Televisão

Mariana Ximenes pediu licença a Claudia Raia para viver sua Tancinha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Assim que soube que ia interpretar a protagonista Tancinha de “Haja Coração”, Mariana Ximenes foi buscar a bênção da Cláudia Raia, intérprete da primeira versão da personagem em “Sassaricando” (1987).

Recebeu de volta a aprovação e um conselho: Tancinha é uma personagem feita para se divertir. A partir daí, foi só pedir licença. “Pedi a bênção, até por que somos amigas, mas também pedi licença, por que vou fazer a minha Tancinha.

É outra personagem, em uma novela contemporânea, com outras tramas. São 27 anos depois”, explica Mariana ao “F5”. Em comum, as duas Tancinhas carregam os sentimentos à flor da pele e não levam desaforo para casa.

'Sendo sucesso ou fracasso, tem que entrar no ar', diz diretor de 'Haja Coração'

Perto de completar 50 anos, Malu Mader volta às novelas e afasta crise de idade

A sensualidade acidental que marcou a versão Claudia Raia da personagem também continua presente, assim como o forte sotaque italiano, que no entanto foi um pouco atenuado em “Haja Coração”.

“O sotaque que era feito antigamente era muito maior.  pegando a essência dele, como o pronome 'me', e fui floreando, baseada no perfil dela. Foi uma menina educada pela avó italiana que não sabia ler nem escrever, trocava muitas palavras e os plurais do português. Aprendi muito isso por que meu namorado é italiano e pude identificar nele as coisas que ele errava. É engraçado, por que eu fui construindo em cima do que eu estava vendo de perto", conta a atriz.

"A minha professora de prosódia também trabalhou com a Claudia quando ela fez a Tancinha, 27 anos atrás”, elogiou Mariana, que não teme comparações entre os dois trabalhos: “Quando decidi aceitar a personagem, resolvi colocar meu coração, minha alma no trabalho. Sei que vai ter comparações, vai ter gente que vai gostar ou não vai gostar, mas o que importa é que eu estou feliz com esse trabalho", resume.

Como parte da preparação para a novela, Mariana visitou feiras na Mooca e comprou roupas no Brás para entender o estilo de vestir e de vender da protagonista. "A feira é um ambiente muito familiar. Como cheguei muito de peito aberto, todo mundo ficou muito feliz de ser retratado", relata.

"As pessoas falam que a fórmula para vender é gentileza, atenção, cuidado, carinho, você marcar a freguesia com o olho, por que, como é um ambiente familiar e tem toda semana, você sabe o que a pessoa vai levar, o que ela gosta e não gosta”, ensina.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias