Publicidade

Bruno Mazzeo quase recusou papel de professor Raimundo na nova 'Escolinha'

07/11/2015 - 16h23

Publicidade

LOUISE SOARES
COLABORAÇÃO PARA O "F5", DO RIO

Nos sete episódios comemorativos dos 25 anos da "Escolinha do Professor Raimundo" (Globo/Viva), Bruno Mazzeo assume a peruca e os bordões do professor Raimundo, personagem imortalizado por seu pai, Chico Anysio (1931-2012), no humorístico que foi ao ar originalmente entre 1990 e 2002.

O convite veio quando o ator estava de férias numa praia da Bahia e quase foi rejeitado em um primeiro momento, já que Bruno Mazzeo não sabia se queria mexer com o personagem que, mesmo não sendo o mais engraçado de todos e servindo apenas de "escada" para os outros, era o preferido de Chico Anysio.

"A primeira vez que recebi esse convite, falei 'não sei se estou a fim. Sou muito chorão, vou ficar emocionado e não sei se vou saber fazer direito'. Mas aí, meia hora depois, eu já tava relaxado, consultei uns três, quatro amigos e todos falaram que eu tinha que fazer, de fato. Estou muito feliz, só não chorei ainda por que estou anestesiado. Tudo isso me faz pensar que tudo o que meu pai fez nesses 80 anos de vida valeu a pena", disse Mazzeo, em entrevista ao "F5".

A semelhança entre o professor Raimundo atual e o da versão original confundiu até mesmo a diretora Cininha de Paula, que é sobrinha de Chico Anysio e dirigiu a "Escolinha do Professor Raimundo" entre 1990 e 1995. Durante as gravações, ela chegou a chamar Bruno Mazzeo pelo nome do pai algumas vezes. Para o ator, a semelhança não é intencional, já que preferiu não assistir vídeos do professor Raimundo na primeira "Escolinha", mas vem do parentesco.

"O professor Raimundo, no começo, era um personagem bem emburrado. Depois, quando foi ficando diário, ele foi relaxando e ficou muito próximo do meu pai. Então, naturalmente, tem questões genéticas que aparecem, mas não aparecem aqui, especificamente, aparecem na vida de todo filho com o pai, no gestual, na forma de cruzar a perna, de parar, vícios de linguagem. Isso acaba aparecendo mais aqui do que em outros lugares", comentou o ator.

Atualmente no ar em "A Regra do Jogo", Bruno Mazzeo teve que gravar dobrado suas cenas na novela uma semana antes para poder conciliar com as gravações da "Escolinha do Professor Raimundo". Ainda não se sabe se mais episódios serão encomendados no futuro, mas, por enquanto, o ator diz estar realizado em trazer o humorístico para uma nova geração.

"O humor da escolinha é o tradicional humor brasileiro, histórico, genuíno. Até muito pouco tempo atrás, o humor brasileiro era exatamente esse", explica Mazzeo. "De personagens com seus bordões, de coisas que se repetiam toda semana e as pessoas assistiam para ver ele chegar naquela resposta que eles já sabiam qual era para poder repetir depois para um amigo, apelidar com o nome dos personagens."

"É um humor muito próximo da gente, é um humor que a gente tem dentro, que vai funcionar eternamente", completou.

O especial da "Escolinha do Professor Raimundo" será exibido em cinco episódios diários a partir de 23 de novembro no Canal Viva. O especial completo, com mais dois episódios inéditos, vai ao ar aos domingos, a partir de dezembro na Globo.

  • Últimas notícias 
  •  

Publicidade

Publicidade

gostou? leia também

  •  

Publicidade

Siga agora o F5 no Twitter

Livraria da Folha